PUBLICIDADE

Como usar o Pinterest para divulgar o blog? 10 perguntas respondidas!

29 outubro 2018
Você tem alguma dúvida sobre como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog? Semana passada eu usei o adesivo "faça uma pergunta" para que os seguidores do blog no instagram - @simplesbellablog - deixassem suas dúvidas a respeito desse assunto. 

Como a dúvida de um pode ser a dúvida de vários, eu trouxe 10 perguntas para serem respondidas aqui!

É possível ganhar dinheiro com o Pinterest?

1. Não entendo nada deste app, nem sei o que perguntar! @carolmariotti 


Vamos lá...

Para inicialmente entendê-lo, o Pinterest é um mecanismo de descoberta visual, semelhante ao Google. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses!

Os usuários podem digitar frases e palavras-chave na barra de pesquisa, e o  Pinterest exibirá os pins mais relevantes para a consulta.

2. E como ele pode me ajudar a divulgar meu blog literário? @carolmariotti 


Diferente do Instagram, todos os pins (imagens) podem ser vinculados diretamente a um link, que leva a um blog, site ou rede social. Dessa forma, você consegue divulgar seu conteúdo para o público que procura por ele!

Uma das maiores vantagens é que, uma vez que você salva uma imagem no Pinterest, elas podem ser encontrados daqui a vários anos. Ou seja, suas postagens serão compartilhadas nos próximos anos, e continuarão levando tráfego para o seu blog.

10 perguntas respondidas sobre Pinterest para blog

3. Como transformar o perfil em profissional? @mariele_valentim


Primeiro, é preciso verificar seu site ou blog, a conta comercial dá acesso ao Pinterest Analytics, que fornece os dados necessários para criar uma boa estratégia de divulgação. 

4. Por onde começar? @entrelinhasblog


O primeiro passo foi dado na resposta anterior. Após validar seu domínio e ativar rich pins, você precisa criar um perfil inteiro pensado na sua audiência. Se o objetivo é divulgar seu conteúdo e converter os usuários do Pinterest em seus leitores, é necessário atrair as pessoas certas à sua conta.

→ O que eu quero dizer com isso?  

Que sua conta não deve refletir seus gostos pessoais, e sim o nicho do seu blog.

Quando a minha conta era uma bagunça, com pastas criadas aleatoriamente sobre os pins interessantes que eu encontrava, não convertia as visitas do meu perfil em visitantes para o meu blog. 

Isso acontecia porque aquele perfil não foi pensado para o meu público, como um refúgio, onde eles poderiam voltar para consumir mais daquilo que buscavam. Pelo contrário, eu atraía pessoas interessadas em flores, frases engraçadas, DIY, e tudo o que não abordo nesse blog.

Consegue entender minha linha de raciocínio? 

Então, para começar, pense no seu público-alvo e desenvolva uma conta que eles irão gostar!

Como aumentar o tráfego do meu blog com o Pinterest?


5. Não consigo mandar o tráfego do Pinterest para meu blog. Como faço? @marinaemtrestonsmakeup


O perfil @heycheirosas também fez uma pergunta parecida!

Aqui, é necessário visualizar vários pontos. O primeiro deles, é entender que visualizadores mensais não significa o tráfego que vai para o blog - caso muita gente não saiba, essa métrica é apenas um número de vaidade que contabiliza, também, os pins de outras pessoas!

A dica importante que sempre dou, e a mais necessária para mudar sua estratégia e comportamento no Pinterest, é descobrir se seu perfil está trabalhando para você e seu blog, ou para outros sites.

Como descobrir isso?
  1. Acesse as análises da sua conta em https://analytics.pinterest.com/.
  2. Clique em "Seu perfil do Pinterest".
Nessa parte, você tem acesso a uma aba de "Pastas com as melhores impressões de Pins dos últimos 30 dias", é ela que importa agora. 
  • Das 5 primeiras pastas exibidas, quantas são dedicadas 100% ao conteúdo do seu blog?
  • Se nenhuma delas são recheadas 100% de pins próprios, há mais conteúdo de outros sites ou seus?
  • Compare as impressões e números de cliques de cada pasta. 
Se estiver na frente as placas com conteúdo de outras pessoas, o seu perfil no Pinterest não está trabalhando para seu blog. Com isso, é hora de dar mais atenção ao seu conteúdo, SEO da sua conta, imagens e descrições dos seus pins.

6. Tenho feito umas fotos bonitinhas e com títulos chamativos, porém, não ta chamando é nada (sic)! @dicananet


Esta resposta complementará também a anterior. 

Por mais que o Pinterest seja um mecanismo de busca guiado por imagens, elas não trabalharão sozinhas. As descrições dos pins, com palavras-chave ricas, e todo o SEO do seu perfil são tão importantes quanto. 

Ou seja, eu posso criar uma imagem perfeitamente bonita, porém, se eu não trabalhar uma descrição correta para o meu pin e nem otimizar meu perfil, de nada adiantará. E vice-versa!

Aqui no blog já foi publicado um artigo básico sobre como criar suas descrições:

7. Como viralizar um Pin? @naestradacomasminas


Definição de viralizar na web:
Termo usual da internet que designa a ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente, semelhante ao efeito viral.
Na prática, um pin se torna viral porque muitas pessoas curtem ele, ou seja, ele passa algum valor aos usuários, que o salvam rapidamente.  

Não é algo que se planeja, entretanto, é possível projetar um pin viral partindo das seguintes características:
  • Conteúdo que é útil para seu público, o qual estão buscando de imediato. 
  • Conteúdo fresco e exclusivo.
  • O que faz um Pin viralizar rapidamente é a quantidade de salvamentos e engajamento que ele recebe em um curto tempo. Para isso, infográficos funcionam perfeitamente, pois passam informações detalhadas ao usuário.
  • Escreva uma descrição acionável, informativa e rica em SEO.
  • Hashtags ajudam aumentar as impressões nas primeiras 24 horas.
  • Salve o pin na pasta correta.
Estes são os "ingredientes" que aplico em meus pins, e rendem ótimo engajamento logo nas primeiras horas.

8. Como ter coragem de postar todos os dias? @gleicyhaner


Para não deixar o perfil desatualizado, você pode planejar 1 mês de conteúdo para o Pinterest em apenas um dia, usando o Tailwindapp. Ele postará para você no dia e hora agendada!

9. Tailwind? Fale mais sobre ele! @levandoaserioblog


Tailwind é uma ferramenta de agendamento para o Pinterest & Instagram. Com ele, conseguimos agendar dia e horário para publicar um pin, além de fazer uma busca de hashtags. 

Ainda é possível otimizar automaticamente os horários do Pinterest e do Instagram, com base na data de maior envolvimento do público.

A minha maior recomendação de uso do Tailwind não é apenas pelo processo de publicar automaticamente - onde eu, por gosto pessoal, não faço - e sim pela avaliação de crescimento da conta, ele analisa detalhadamente o que está funcionando.

Com isso, consigo mensurar se o trabalho da semana rendeu os resultados esperados!

Como usar o Pinterest para o blog

Uso a versão grátis desde Janeiro, ela é um pouco mais limitada que a versão plus, mas ainda assim vale pena. 

Você pode fazer seu teste agora clicando aqui!

10. É possível ganhar dinheiro no Pinterest?


Ele tem um público mensal de mais de 250 milhões de pessoas. A maioria dos usuários, e 80% das novas inscrições, está fora dos Estados Unidos. É totalmente possível ganhar dinheiro com o Pinterest!

Isso pode ser feito de várias maneiras, as mais populares são:
  • Marketing de afiliados
  • Assistente virtual
  • Pinterest influencer - uma marca te paga para re-pinar conteúdo deles, quando seu perfil tem ótimo alcance!
  • Direcionando tráfego para seu blog - aqui você converte esse tráfego como que quiser, desde ganhos no Google Adsense, até compras do seu próprio produto. 
  • Direcionando tráfego para sua loja virtual
Entretanto, é necessário uma série de estratégias bem planejadas, não adianta apenas criar um perfil e sair salvando tudo. Para te levar mais a fundo, eu criei o e-book Manual do Pinterest, onde dou o passo a passo completo para usá-lo de forma eficaz e aumentar o seu tráfego. Pegue sua cópia clicando aqui!

Tem alguma dúvida que não foi esclarecida aqui? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

12 comentários:

  1. Nossa tinha bastante coisa que não sabia... me esclareceu bastante e ainda preciso melhorar as descrições, ainda não estou contente mas algumas consegui fazer bem e tem me dado retorno. As descrições são o meu problema atual...

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A descrição é a parte do pin que mais dou atenção, o algoritmo precisa entendê-la para distribuir o post no lugar correto!

      Excluir
  2. excelente seu artigo, assim como outros que você produz!
    Tem me ajudado muito ♥
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Seu conteúdo sobre o Pinterest é muito rico! Eu particularmente acompanho e leio todos e sempre levo para a prática e vejo resultados bem interessantes. Ultimamente tenho levado de forma mais séria o meu blog e redes sociais e isso também está me ajudando muito a crescer, espero melhorar cada dia mais!

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, Camila. Em breve trarei mais, com dicas mais detalhadas e atualizadas! <3

      Excluir
  4. Como vc botou seu Tailwind em português nanda?

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, Nanda!
    Parabéns pelo conteúdo de qualidade.
    @tripdafabi

    ResponderExcluir
  6. Ola Nanda gostaria muito que você me explicasse o por que das visualizações no pinterest caiu,até uma semana atras minhas visualizações eram de 207 mil ai com o tempo foi caindo e até o momento está com 98 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você está falando dos visualizadores mensais? É normal esse número cair ou aumentar muito, é uma métrica linda mas não é tão importante. Se diminuiu, pode ser que você tenha fixado menos pins, ou pins que têm alcance menor, o que resultou em pouco impacto da sua conta no Pinterest.

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana