PUBLICIDADE

Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

20 junho 2018
Você está no Pinterest e sabe que ele é incrível para promover seu conteúdo e encontrar novos artigos de valor, ele é o mecanismo de busca mais falado por blogueiros para aumentar o tráfego do blog de forma massiva, gratuita e sem muitos esforços.

Porém, você sabe quantas pessoas clicam em seus pins diariamente e vão para seu blog? Está ciente de quantas pessoas veem seu conteúdo? De onde vem seu público? O Pinterest Analytics capta essas informações e muito mais, e são análises importantes para mensurar seus resultados!

Pinterest Analytics - Entenda os números e veja o que realmente importa!

Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

Para ter acesso a essas análises você precisa ter uma conta comercial, pode converter a sua existente ou criar uma nova. Não falarei como fazer isso pois não é o objetivo do post, e há outros posts aqui no blog que explicam: como converter uma conta e verificar seu site.

Visão Geral:


Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

Em visão geral você vê um resumo do seu desempenho na última semana, junto com as impressões dos últimos 30 dias. Para entender um pouco esses números irei falar sobre cada categoria separada, dentro delas é possível analisar com mais detalhes e mudar o período de visualização.

Seu perfil no Pinterest:

Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

Os números aqui mostrados incluem todos os pins salvos em seu perfil, sejam eles do seu blog ou repins de outras contas. Essa seção é dividida em quatro segmentos: Impressões, Pins Salvos, Cliques e Permanentes.

  • Média diária de impressões - Número de vezes que um Pin do seu perfil apareceu na página inicial e nos resultados de pesquisa.
  • Média diária de visualizadores - Quantas pessoas veem os pins salvos em seu perfil.

Impressões é diferente de visualizadores!


Não confunda nunca estas métricas: Impressões é o número de vezes que o Pin foi exibido ou visto (pela mesma pessoa ou não), e visualizadores é quantas pessoas únicas o viram. Um pin ser exibido não significa que ele realmente foi visto e que os visualizadores interagiram com ele.

Ver é diferente de se envolver (salvar, clicar, comentar). Consequentemente o número de impressões sempre será mais alto que o de visualizadores!

Pessoas que você alcança:


Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

Na última atualização do layout o Pinterest passou a destacar essa métrica na página inicial de todos os perfis. Esta seção mostra o total mensal de visualizadores alcançados em seu perfil!

Muitos experts afirmam que esses números, igual ao número de seguidores, são apenas de vaidade e não significam um perfil bem-sucedido. Quem tem uma boa estratégia consegue um alcance e tráfego ainda maior que perfis com grandes números!

Ela é parecida com a seção anterior, porém, com um resumo mensal do seu perfil. Abaixo do gráfico você encontra dados demográficos da sua audiência (país, área metropolitana, idioma, gênero). Dados importantes para saber quem são e de onde são as pessoas que você atrai!

Na guia "interesses" encontrará uma lista de interesses com quais seu público interage, além de pastas onde há muitos dos seus Pins.

Atividades do seu site:


Noções básicas do Pinterest Analytics: Entenda os números!

A seção mais importante se a sua intenção ao usar o Pinterest é gerar tráfego para seu blog e são minhas métricas favoritas, pois aqui eu tiro a prova do que funciona ou não na minha estratégia.

Os números aqui mostrados são apenas sobre os Pins do seu blog.

  1. Pins Salvos - Média diária de Pins do seu domínio que são salvos no Pinterest.
  2. Cliques - Média diária de cliques para seu blog através do Pinterest (isto importa).
  3. Pins Originais - Os Pins salvos diretamente do seu blog.
  4. Permamente - DÊ ATENÇÃO A ESSA SEÇÃO: Aqui você vê quais são seus pins mais compartilhados, os que tem melhores classificações nas pesquisas; e quais são seus SuperPins, aqueles que tem grande combinação de impressões e cliques!
De todas as métricas, as que você mais deve dar importância é as de atividade do seu blog, esta última. Nela você vê todo o desempenho do seu blog, quais pins estão funcionando, se seu SEO para aparecer nas pesquisas está bem trabalhado e como anda o compartilhando das suas imagens no Pinterest.

Conclusão


O Analytics do Pinterest é o lugar correto para que você conheça seu público e entenda o que eles buscam no seu perfil. Você acompanha suas estatísticas? Como faz uso dos dados para fazer o Pinterest trabalhar mais para você?

COMPARTILHE ESSE POST!

♡ Fique mais perto no Instagram@SimplesBellaBlog
♡ Pegue mais dicas no Pinterest | Simples Bella

2 comentários:

  1. Adoro o Pinterest, tenho crescido bastante no Instagram com as minhas próprias fotos e tenho amado a interação que tenho lá. Eu sempre vejo meu Analytics e nunca tinha entendido muito bem esses números.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  2. Depois que aprendi a usar o Pinterest, acompanho sempre essa aba Analytics. Só não entendia muito bem o que era cada coisa, mas agora acabaram-sem minhas dúvidas. Mais um super post!!

    www.caprichosamente.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana