PUBLICIDADE

Como o Pinterest pode aumentar o tráfego do seu blog - Parte 2

13 agosto 2017
Chegamos a segunda parte do post sobre como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog, e nesse momento você já deve estar com um perfil comercial, Pins avançados implementados e o perfil configurado. Caso você tenha chegado aqui por acaso, leia - como usar o Pinterest - pois um post complementa o outro e vale a leitura!

Como o Pinterest pode aumentar o tráfego do seu blog - Parte 2




SEO também faz parte do Pinterest, e para ter sucesso nas estratégias aplicadas, você não pode ignorá-lo. Como eu citei no post anterior, o Pinterest é um mecanismo de pesquisa de ideias, por isso, para encontrar conteúdo relevante as palavras-chaves são essenciais.

que é SEO? 


É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos (Via: Seo Marketing). No Pinterest funciona da mesma maneira, trabalhando as palavras-chaves corretas os seus Pins serão encontrados nas pesquisas, melhorando seu desempenho e consequentemente aumentando o tráfego e atividade no seu blog e perfil.

Portanto, os títulos e descrições dos seus Pins, nomes e descrições das suas pastas, além da descrição do seu perfil devem possuir palavras-chaves relacionadas ao conteúdo que você compartilha para que você seja encontrado. Então, certifique-se de ter em mãos as suas principais palavras-chaves e inseri-las nos lugares citados.

♡ AS PASTAS


Como o seu propósito é divulgar o conteúdo do seu blog, não é recomendado criar centenas de pastas de assuntos completamente aleatórios e distintos dos assuntos que você aborda.

♡ Crie pastas para cada pauta abordada em seu blog, e não adicione apenas Pin's autorais, de vez em quando é bom atualizar com conteúdo de outros blogs.

♡ Você tem a opção de criar pastas secretas, assim pode continuar salvando o conteúdo que deseja, mesmo que não seja semelhante ao conteúdo do seu blog. Eu, por exemplo, amo flores, mas  não falo de flores aqui e o meu perfil é em prol ao conteúdo do blog, por isso, tenho uma pasta secreta apenas para salvar flores! rs

Os perfis de mais sucesso no Pinterest costumam fazer da seguinte maneira:

♡ No nome do perfil é acrescentado nome do blog + assunto compartilhado.
♡ Na bio se faz um breve resumo do que será encontrado no perfil.

Os levei como exemplo e levei essa estrutura de organização para o meu perfil também!

Como usar o Pinterest, Como divulgar seu blog no Pinterest

Lembra das palavras-chaves que eu citei no início? Acrescente-as, principalmente na descrição de suas pastas, esse é o lugar mais importante! Suas descrições precisam incentivar engajamento, descrever qual conteúdo é compartilhado na pasta, e ter as palavras-chaves.

Como usar o Pinterest, Como divulgar seu blog no Pinterest


♡ IMAGENS CORRETAS PARA O PINTEREST


Fatores como tamanho, cores e fontes são extremamente importantes para chamar a atenção do usuário para as suas imagens, levando-os a clicar e salvá-las. Um tamanho padrão da imagem Pinterest é 735x1102, tenha isso em mente quando for criar suas imagens!

Você pode ainda ser consistente nas cores e fontes utilizadas na criação das imagens, criando assim uma pasta harmoniosa e atraente.

Onde criar as imagens?

Eu costumo criar as minhas no Photoscape, mas recentemente iniciei criações no Canva e gostei dos resultados, uma vez que o site já salva a imagem em PNG, compactada no tamanho ideal para não pesar no carregamento do blog (importante para SEO também).

Pode te interessar: 5 Sites para baixar imagens grátis e usar em seu blog

♡ COMO SALVAR AS IMAGENS DO BLOG NO PINTEREST?


A melhor maneira é adicionar o botão Pin it para todas as imagens do seu blog, dessa forma, quem gostar do seu conteúdo, e não tiver o botão no navegador, salvará o post de imediato. Assim você estará ganhando um link externo para o seu blog, pois, quanto mais links externos seu blog tiver, mais chances de ficar bem posicionado perante os mecanismos de pesquisas.


Eu já tenho o botão do Pinterest instalado no meu navegador, dessa forma consigo salvar não só os meus posts, mas de qualquer blog que eu visitar! 

Com os Pins avançados implementados, o título do meu post aparece em destaque e em negrito, logo abaixo aparece a qual perfil pertence o artigo, quem escreveu e a descrição do post. Essas informações, em especial a última, são extremamente importantes para o seu Pin ser encontrado, faça uma descrição atrativa e convidativa para que o usuário sinta-se motivado a clicar!

Como usar o Pinterest, Como divulgar seu blog no Pinterest

Sempre, SEMPRE, S-E-M-P-R-E adicione descrições aos seus Pins, e não esqueça de ser curta e objetiva. Descreva em português e, se possível, como mais de 3 linhas.

Para facilitar seu trabalho, todos os posts que você já adicionar descrição no blog não será necessário adicionar no Pinterest, pois serão puxadas todas as informações do post (texto do título, texto alternativo e descrição de pesquisa).



Como eu sei que estão salvando meus Pins? 

Assim como nas demais redes sociais, você recebe notificações quando salvam seus Pins, mas também pode ver o desempenho em Análises se já está usando um perfil comercial. 

Para saber se estão salvando conteúdo diretamente do seu blog, acesse o seguinte link, substituindo o final pelo domínio do respectivo blog:  

https://br.pinterest.com/source/www.dominiodoseublog.com.br/

Como usar o Pinterest


♡ Destaque suas pastas!


Quando você acessa meu perfil vê duas pastas em destaque passando em formato de slide logo início, é recomendado destacar pastas que ficam salvos conteúdo do seu blog, pois assim aumenta a chance dos visitantes clicarem em alguma delas, pinarem seu conteúdo e ir ao seu blog.


♡  Seja ativo!


Como em qualquer plataforma social, para obter bons resultados e melhor engajamento é preciso ser ativo e atualizar frequentemente suas pastas.

VOCÊ VIU NESSE POST:
É importante ter em mãos as palavras-chaves relacionadas ao seu conteúdo e colocá-las nos títulos e descrições dos seus Pins, nomes e descrições de suas pastas, e na descrição do seu perfil.
Não é recomendado criar centenas de pastas e com assuntos aleatórios.
Uma imagem padrão do Pinterest é 735x1102.
É melhor para o SEO do seu blog salvar as imagens diretamente dele, e não copiar o link para o Pinterest.
Jamais esqueça as descrições dos seus Pins.


Já começou usá-lo? 

Um beijo, e até a próxima!

12 comentários:

  1. Acho que pra todas as redes sociais, as palavras chaves são essenciais né? O Pinterest é a que mais acho difícil de mexer e a que menos uso, agora com as dicas estou conseguindo entender ele melhor x)

    Beijinhos :*
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal Nanda, não sabia que era assim que funcionava. Bem útil mesmo, vou começar a por em prática e arrumar o meu perfil porque ta uma bagunça x.x

    http://www.manequim-alternativo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui deixar claro, bom trabalho no seu perfil! ♡

      Excluir
  3. Comecei a usar o Pinterest há pouco tempo, tanto para o blog como para uso pessoal, e cada dica é bem-vinda, ainda mais sendo tão valiosas como as que você indicou. SEO é tudo. Obrigado pelo post e pelas dicas!

    Dicas do Jess

    ResponderExcluir
  4. Pinterest é vida. Eu não tinha o botão nos meus posts e vou por, porque eu tenho no PC, mas muita gente não tem. Adorei suas dicas, mais uma vez. Vou por tudo em prática.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho que adicionar de novo no meu blog! :D
      Que bom que gostou ♡

      Excluir
  5. Ameei as dicas Nanda! Já vou colocar tudo em pratica haha! O Pinterest é uma rede muito maravilha mesmo, né?! Só queria saber como faz para colocar as pastas como slide :( Já tentei de tudo e nada.

    Beijão linda ♡,

    ResponderExcluir
  6. Nanda, percebi que o Pinterest é o 3º que mais dá tráfego ao meu blog, então hoje dediquei um tempinho à estudá-lo e arrumá-lo! Parabéns pelo post, me ajudou muitíssimo!!

    VISITE MEU BLOG ♥ | FÃ PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda. Parabéns pelo post, é muito informativo. Não consegui instalar o botão do Pin no meu blog, mas vou continuar tentando. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nanda, estou buscando sempre melhorar o uso do pinterest e outras formas de divulgação e seu blog sempre tem me ajudado muito. Obrigada pelas dicas valiosas. Aprendo muito com vc!
    Parabéns por seu conteúdo <3
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana