PUBLICIDADE

Configurando SEO no Blogger

16 novembro 2016
Os usuários do Blogger dispõem de recursos de SEO no painel de configurações que são indispensáveis para a sobrevivência do blog. Com os recursos disponíveis é possível aplicar SEO sem usar códigos, e aliá-los a otimização já feita nas publicações para melhorar o posicionamento perante os mecanismos de pesquisas. Por isso o post hoje será para apresentar as configurações de SEO disponíveis no blogger, para que possam utilizar os recursos a favor dos seus blogs. 

Como usar SEO no Blogger, O que é SEO? Como fazer meu blog aparecer no Google.

Privacidade do blog


Nesse primeiro passo vamos conferir como está a privacidade do seu blog, basta acessa "Configurações > "Básico" e checar se está configurado como na imagem abaixo:

Configurações de SEO no blogger

Preferências de pesquisa - Metatags


Esse processo de inserção de metatags também pode ser feito no HTML do blog, mas quem não domina pode fazer o básico nas próprias configurações. Em "Descrição" você escreverá, em até 150 caracteres, uma frase que melhor defina o seu blog. Essa frase aparecerá nos resultados das pesquisas quando alguém digitar o nome do seu blog ou palavras-chaves que cheguem até ele. Dessa forma você pode atiçar o possível visitante a clicar, pois ele já sabe que conteúdo encontrará.

Como inserir metatags no blogger

Descrição de pesquisa individual para cada post


Ao ativar a configuração anterior você também ativa, na área de postagem, a descrição de pesquisa individual. Agora você tem a possibilidade de escrever uma descrição para cada post que fizer e também em posts já publicados. 

Quando esse recurso não está ativado as primeiras linhas de cada post são usadas como resumo quando os posts aparecem nos resultados das pesquisas. Porém, esses trechos muitas vezes podem não ajudar na indexação e nem atrair o leitor a clicar. Com a descrição de pesquisa ativada você tem a possibilidade de resumir o conteúdo do post, e ela é quem aparecerá nos resultados das pesquisas, ajudarando a chamar atenção de quem encontrar seus links.


Como usar a descrição da pesquisa no blogger


Propriedades de imagem - Texto do título e texto alternativo


As propriedades das imagens é um recurso de SEO que mais falo. Para que serve? Os robôs de pesquisas não leem imagens, sendo assim, usar suas propriedades dirá à eles do que sua imagem se trata. Das duas propriedades o texto alternativo (atributo ALT) é o mais importante, pois é através dele que a identificação da imagem é feita.

Para entender mais sobre o assunto, leia os seguintes artigos:




Como usar palavras-chave em imagens no blogger

Erros e redirecionamentos:

Página não encontrada personalizada


A página de erro também é importante para o SEO do blog e para não perder um visitante que se depara com um link quebrado ou removido. Ao criar uma página de erro personalizada você pode incluir links relevantes para o seu conteúdo e até mesmo uma barrinha de pesquisa para ajudar o usuário.

Para saber mais sobre essa configuração, leia:


Como criar uma página não encontrada personalizada no blogger


Redirecionamentos personalizados


Se por descuido ou necessidade você excluiu um post que já estava bem posicionado no Google, usando a opção de redirecionamentos personalizados você pode migrar visitantes que venham a encontrar esse link já excluído para outros conteúdos em seu blog. Usando esse recurso você livra o visitante de cair no recurso anterior, na página de erro, sendo redirecionado automaticamente a um novo post ou artigo semelhante.

Ainda ajuda a não perder rankeamento, pois você estará avisando ao Google e demais sites que o conteúdo tem um novo local. 

Redirecionamentos personalizados no blogger


Rastreadores e Indexação


Nessa parte você só deve mexer se tiver domínio no assunto e certeza do que está fazendo, pois como o aviso já mostra, qualquer erro pode fazer seu blog sumir da visão dos mecanismos de pesquisa.

Google Search Console: Ferramenta para monitorar os dados e desempenho do seu blog nas pesquisas do Google. Ao clicar em editar você será levado ao painel inicial da ferramenta.

robots.tx personalizado: Código que permite o rastreamento de toda a estrutura do blog. Só é indicado personalizá-lo se você não usa o Google Search Console, e claro, se souber modificar, pois a ferramenta anteriormente citada já usa um código padrão. Esse recurso mostra aos robôs quais partes do blog eles devem indexar, por isso qualquer erro pode fazer seu blog sumir.

Tags de cabeçalhos de robôs personalizados: Lhe permite definir como cada página do blog será ou não rastreada pelos robôs. O blogger já tem uma configuração padrão, só ative esse recurso se tiver plena certeza de como usá-lo.

Rastreadores e indexação no blogger


Conclusão


Todos os recursos são eficientes para o SEO do blog, se existem precisam ser usados. Porém, essas mudanças não farão do seu blog o mais bem trabalhado em SEO e nem o colocará no topo dos resultados das pesquisas, tudo isso é uma forma de facilitar a vida dos robôs que realizam o rastreamento.

Você tinha conhecimento de tudo isso? Já usava tais configurações em seu blog?

10 comentários:

  1. NOSSSA ADOREI O POST <3 TAVA COM ALGUMAS DUVIDAS SOBRE SEO O QUE ERA E PRA QUE SERVIA ENFINS, MAIS MUITO BACANA DA SUA PARTE
    BJJJJJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! 💗 Me alegra saber que lhe foi útil.
      BEIJOS

      Excluir
  2. Nanda!! Você salva muito minha vida! Arrasa nos posts! Já tinha lido seu post sobre a propriedade de imagem e me ajudou muito, creio que mais essas dicas também irão me ajudar!

    bjos

    www.aninhamorando.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo muito com suas postagens Nanda big beijo.
    http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vou ler com mais atenção, mil vezes.... Kkkk adorei seu blog

    ResponderExcluir
  5. Otimas suas dicas.Vou correndo fazer essas alterações no meu blog.Vc ajudou bastante.Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá eu sou seguidora do teu blog e parabéns pelo post foi dos melhores que li ate agora beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Meu blog https://www.blogueiraportuguesa.online/ o teu link esta na minha pagina do blogroll adorei o post

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana