Eu ganho dinheiro com o Pinterest desde 2018, mas não é salvando pins como muitas pessoas têm sugerido nas redes sociais ultimamente.
O Pinterest não te paga por usá-lo, não paga por pins publicados e nem por visualização, mas é completamente possível monetizar o seu perfil (sem ter blog) e o tráfego que você consegue com ele (com blog) para ganhar dinheiro mensalmente. Só não pense que é rápido ou que acontece da noite para o dia!
Existem algumas maneiras de utilizar suas habilidades e interesses para monetizar um perfil no Pinterest. Neste post, vou compartilhar com você um pouco da minha experiência como criadora de conteúdo certificada pela plataforma, escritora do e-book Manual do Pinterest e mentora de outros criadores!
Como eu ganho dinheiro com o Pinterest?
Minha forma de ganhar dinheiro com o Pinterest não é nenhum segredo, afinal, venho compartilhando posts sobre isso desde 2018 neste blog. De lá para cá, a plataforma passou por muitas mudanças, sendo acessada por quase meio bilhão de pessoas e a preferida da geração Z. À medida que o número de usuários cresceu, novas oportunidades de monetização surgiram.
No início, eu focava bastante em ganhar dinheiro com links de afiliados de outros produtores, e ganhava muito bem. No entanto, em 2020 encerrei todas as campanhas de afiliação.
Atualmente, eu ganho dinheiro da seguinte forma:
- Uso o Pinterest para direcionar tráfego para este blog. Com isso, faço dinheiro através dos anúncios do Google Adsense.
- Além dos anúncios, sou afiliada de uma empresa que paga em dólar, a qual converto assinaturas também com o tráfego do Pinterest.
- Vendo meus produtos digitais: e-books, planners e templates de diferentes nichos.
- Vendo meus serviços: consultoria de skincare e mentoria de Pinterest.
É preciso ter um blog para ganhar dinheiro com o Pinterest?
Não!
Este novo produto eu nem divulguei no blog, apenas fiz 3 pins de teste, salvei no Pinterest com um link direto para o checkout e já rendeu algumas vendas:
Mas o blog é a melhor ferramenta para combinar com o poder do Pinterest e escalar os resultados. Utilizando a plataforma como ferramenta de marketing, você direciona tráfego, consegue autoridade, atrai leitores e diversifica a monetização (como eu).
Porém, blogando há 10 anos, eu sei como é difícil criar, manter, crescer e monetizar um blog, e sei também que muitas pessoas não têm paciência para isso.
Por isso, aqui estão duas formas de ganhar dinheiro com o Pinterest sem precisar criar um blog:
01. Venda produtos digitais imprimíveis
Você pode criar uma gama enorme de itens para impressão, como planners, calendários, artes para quadros, adesivos, atividades para educação infantil… esses produtos são bastante procurados no Pinterest durante todo o ano, mas é entre outubro e fevereiro que a busca aumenta ainda mais.
Basta criá-los, hospedá-los em uma plataforma de distribuição, criar uma página de vendas e preparar seu perfil no Pinterest para vendê-los.
A beleza de ganhar dinheiro vendendo produtos digitais imprimíveis está na facilidade de distribuição e no enorme potencial de renda passiva. Depois de criar esses produtos, eles serão vendidos repetidamente sem custos de envio e sem mais esforços da sua parte.
Já publiquei um post aqui com mais detalhes dessa forma de ganhar dinheiro, confira: Como ganhar em dólar vendendo imprimíveis feitos no Canva
02. Seja um criador de conteúdo independente
Sua conta do Pinterest pode ser seu portfólio, sua vitrine e seu cartão de visita, tudo reunido em um só lugar. Se você gosta de gravar conteúdo espontâneo no seu dia a dia, seja mostrando seus looks, sua rotina de skincare, seus utensílios de estudo, a organização do quarto… por que não postá-los no Pinterest?
Os pins de vídeo são uma ótima maneira de compartilhar seu conteúdo em um formato interativo, utilize-os para contar histórias poderosas e conectar-se com uma audiência gigante.
Você deve estar se perguntando: mas todo mundo não faz isso no tiktok e no instagram?
Sim, faz, mas o comportamento dos usuários dessas redes é diferente do comportamento do usuário do Pinterest, porque:
- O Pinterest não é uma rede social para entretenimento;
- O Pinterest nem é uma rede social, é um mecanismo de busca (como o Google);
- Seu conteúdo não tem prazo de validade. Ele pode ser exibido sempre que as pessoas pesquisam e navegam pelo Pinterest, até mesmo anos depois da publicação.
- O público do Pinterest busca ideias para colocá-las em prática, não querem apenas passar o tempo.
“E como eu posso ganhar dinheiro com isso?”
Adicionando links de afiliados, vendendo seus próprios produtos e até mesmo fazendo campanhas com marcas.
Os usuários do Pinterest não apenas compram, mas também compram de forma intencional. Eles buscam inspiração, organizam e salvam as ideias encontradas em pastas e utilizam ferramentas como links diretos para realizar a compra. Por esse comportamento, muitas marcas têm buscado criadores de conteúdo da plataforma para realizar campanhas e anúncios.
Um exemplo é este meu pin, onde brevemente falo sobre alguns séruns da Principia:
As pessoas o salvam em pastas com pins semelhantes, elas têm um problema e buscam ideias nestes pins para solucionar:
Para ganhar dinheiro com o Pinterest é preciso estratégia e mente criativa!
Não pense que apenas criar uma conta, roubar pins e publicá-los com links de afiliados te fará ganhar R$200 por dia como tentam enganar pessoas desesperadas por dinheiro ultimamente.
O Pinterest é mecanismo de busca, há milhões de usuários, mas também há algoritmos organizando o conteúdo para esses usuários. Mas isso é matéria para outros posts (e da atualização do meu e-book)!
Leia mais:
É muito bom ler este post atualizado. Você é minha referência de Blog/Pinterest desde a época da primeira versão do seu ebook. 🩷
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, Khetlyn. Em épocas que as pessoas mal comentam nos posts que leem, um comentário vale ouro para quem escreve :D
Excluir