PUBLICIDADE

Como se tornar um UGC Creator

04 março 2024
Conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC (User Generated Content), é um termo que está em alta agora, mas que já é um velho conhecido para nós que trabalhamos com marketing e internet.

Mas o que, exatamente, significa conteúdo gerado pelo usuário? Por que, de repente, ele se tornou viral e tanta gente quer trabalhar como um UGC Creator?

Neste artigo, eu vou te explicar tudo e mostrar o que é necessário para trilhar esse caminho sem precisar pagar por nenhum curso!

Como ganhar dinheiro como UGC Creator

O que é UGC?



UGC é a abreviação de User Generated Content (no português, conteúdo gerado pelo usuário), que é qualquer forma de conteúdo — como texto, imagens e vídeos —  que tenha sido criado e compartilhado por usuários comuns.

Sabe aquele sorvete delicioso que você tomou, fez um boomerang, postou no seu instagram e marcou a sorveteria? É conteúdo gerado pelo usuário.

A roupa da shein que você gravou um vídeo abrindo o pacote e provando as peças, também é conteúdo gerado pelo usuário. A compra de um cosmético que você avaliou no site da marca… enfim, nós, consumidores, estamos sempre gerando conteúdo, mesmo sem saber, e influenciando pessoas próximas a tomar decisões de compra.

E, para empresas, o User Generated Content é extremamente valioso porque:

  • É um volume imenso de conteúdo orgânico vinculado à marca;
  • É barato e eficaz;
  • Aumenta a presença orgânica nas redes sociais, o que ajuda a construir uma conexão mais profunda com o público.
  • Melhora a confiança sobre a marca, uma vez que os clientes confiam mais no conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que em um anúncio tradicional feito com um influenciador digital famoso;
  • Gera desejo pelos produtos, “se todo mundo está usando esse produto, eu também quero usar”

O que faz um UGC Creator?


Historicamente, o UGC é definido como conteúdo criado organicamente pelos consumidores de uma marca, ou seja, eles produzem o conteúdo por livre e espontânea vontade, sem receber nenhum centavo por isso.

Porém, atualmente, um criador de conteúdo UGC cria especificamente conteúdo parecido com o UGC orgânico, mas sendo pago por isso. Nomeia-se “UGC creator” pela natureza do conteúdo, mas o criador é basicamente um criador de conteúdo freelancer.

Diferente dos influenciadores digitais que precisam ter uma boa comunidade de seguidores, o UGC creator não precisa de muitos seguidores, não é obrigado a mostrar o rosto ou postar o conteúdo em suas redes, apenas precisa produzir conteúdo que possa ser compartilhado na conta da marca.

Para a marca, esse tipo de conteúdo, além de ser mais eficaz, sai muito mais barato. Uma vez que é pago apenas pela produção do vídeo, trabalho do criador e direitos de imagem, e não pelo alcance em redes sociais e tempo de experiência — como é no caso de publicidade com influenciadores digitais!

Como trabalhar como UGC Creator?



Os criadores de conteúdo UGC estão em ascensão, e cada vez mais marcas estão aderindo à utilização desse tipo de conteúdo para expor seus produtos/serviços. Então, se tornar um criador de conteúdo UGC é uma bela oportunidade de ganhar dinheiro, principalmente se você já tem familiaridade com produção de vídeo e publicação em redes sociais.


Aqui está um guia simplificado para se tornar um UGC creator:

  • Identifique o nicho que deseja trabalhar
  • Crie conteúdo
  • Monte seu portfólio

1. IDENTIFIQUE O NICHO QUE DESEJA TRABALHAR



O UGC não se restringe apenas ao nicho de beleza, absolutamente qualquer empresa que está no meio digital precisa desse tipo de conteúdo, seja no ramo de moda, tecnologia, esporte, bem-estar etc.

Por isso, identifique primeiro em qual nicho você quer atuar. Trabalhar com marcas de um nicho que você consome, e é de seu interesse, tornará a parceria uma parceria dos sonhos e permitirá que sua conexão com os produtos seja mais genuína.

Com o nicho definido, faça um compilado de marcas com as quais você adoraria trabalhar. Observe se essas marcas utilizam conteúdo UGC nas redes sociais, e como fazem!


2. COMECE A CRIAR CONTEÚDO  PARA SEU PORTFÓLIO



Para captar marcas é necessário ter trabalhos prontos para mostrar.  Entre no Pinterest, procure por “UGC videos”, inspire-se nos vídeos, crie uma pasta e comece a produzir os seus com os produtos que você tem em casa. Seja lavando o cabelo, lavando roupas, pintando as unhas, comendo um pão com manteiga.

Experimente fotos, vídeos, ângulos e cortes diferentes. Use a criatividade, afinal, criação de conteúdo é sobre criatividade.

Para editar, experimente o aplicativo capcut. Os recursos gratuitos serão suficientes para fazer uma edição profissional em seus vídeos.

 

📌 Bônus: Inscreva-se em cursos gratuitos sobre produção de conteúdo



Para te ajudar no processo criativo, tenho duas indicações de cursos completamente gratuitos sobre criação de conteúdo: Tudo Pra Creator (Unilever) e Redes Sociais Na Prática (Wella)


O Tudo Pra Creator é um programa de capacitação e aceleração para pequenos influenciadores, criado pela Unilever. Fazendo parte, você terá acesso a aulas gratuitas sobre produção de conteúdo para redes sociais e aprenderá com grandes nomes do mercado digital, como Niina Secrets e Bruna Malheiros. Visite www.tudopracreator.com.br, conheça os requisitos e faça a sua inscrição. 


Já o Redes Sociais Na Prática é uma trilha de aprendizado criado pela Wella para profissionais cabeleireiros, mas que não te impede de fazer o cadastro e assistir às aulas maravilhosas sobre: estratégias em redes sociais (instagram e tiktok), aprender a editar vídeos com o celular e a fazer anúncios. Acesse www.wellaedu.com.br e faça seu cadastro.


3. MONTE O SEU PORTFÓLIO



Seu portfólio será como um catálogo que mostrará o conteúdo que foi criado. Para fazer seu portfólio UGC brilhar, existem alguns componentes importantes que você deve considerar:

  • Introdução: Diga brevemente quem você é e o que você faz. Apenas informações importantes para esse trabalho é que devem ser incluídas. Por exemplo: se têm experiência prévia com criação de conteúdo.
  • Categorias de conteúdo: Se você produz para vários nichos, organize o portfólio por categoria, isso facilita a navegação e visualização do conteúdo.
  • Termos: Deixe claro sob quais condições o conteúdo será produzido e entregue.
  • Valores: Adicione uma seção com os valores para a produção do conteúdo.

Aqui tem um exemplo de um portfólio UGC perfeito: UGC Kaylee Kwa Portfolio


Atualmente, a ferramenta mais prática para criação do portfólio é o criador de Websites do Canva, numa pesquisa rápida, você verá que a maioria dos portfólios têm o domínio my.canva.site no final.

Eu também recomendo criar o seu portfólio como um website no Canva porque:


  • A ferramenta é completamente gratuita, então você não precisará criar uma conta Pro.
  • Portfólio em forma de site é visualmente mais profissional, pois o cliente acessa com um clique e vê tudo o que é necessário em uma página rolante, sem precisar fazer download de arquivos gigantes.
  • Você não precisará pagar por hospedagem ou domínio, uma vez que o site é hospedado pelo próprio Canva e todos os usuários têm direito a publicar até 5 sites com um domínio grátis.
  • Há templates disponíveis, o que facilita a rápida criação do portfólio.

Como eu sei que a produção de conteúdo exige tempo e criatividade, você não vai querer perder minutos preciosos tentando montar um portfólio atrativo do zero ou com templates grátis que não tem a ver com o que você busca, não é mesmo?


Por isso, eu criei um template para portfólio UGC com 9 páginas que vai te ajudar a mostrar o seu trabalho de forma atrativa rapidamente. Veja como o seu portfólio ficará on-line clicando aqui.

Portfólio UGC Creator Canva


Ele foi todo projetado para este nicho e já tem as seções necessárias:

  • Apresentação
  • O que é UGC?
  • Vantagens do UGC
  • Amostras do seu trabalho
  • Valores & pacotes
  • Etapas da parceria
  • Contato
Com o template, você só precisará alterar o texto, cores, fontes, imagens, vídeos e montar em poucos minutos um portfólio com a sua estética, e, o melhor: é completamente responsivo e acompanha um PDF com instruções para editar.


COMPRE AQUI

Com o seu portfólio em mãos, é hora de contatar as marcas que você listou previamente para trabalhar. É profissionalmente mais recomendado fazer esse contato por e-mail. Não precisa ser um texto muito formal ou longo, afinal, o seu portfólio fará a maior parte do trabalho ao demonstrar as vantagens do conteúdo UGC e como a parceria acontecerá.

Quaisquer dúvidas que tiver sobre quanto cobrar pelo conteúdo UGC ou como entrar em contato com marcas para conseguir trabalhos, basta deixar nos comentários deste post.

2 comentários:

  1. Oi, Nanda! Boa noite! Tudo bem? Amo navegar na internet e encontrar conteúdos tão incríveis quanto esse seu. Obrigada por compartilhar tão rico conhecimento. É a primeira vez que ouço falar sobre UGS Creator. Já me inscrevi na Wella, fiz o curso de Soft Collor e até já recebi certificado. Seu blog está me servindo de inspiração. Gostaria muito de ter um templete parecido com esse seu. Você pode me ajudar. Onde posso encontrar um templete assim. Obrigada pela atenção. Um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vânia. Meu objetivo com este blog sempre foi compartilhar conteúdo útil, fico feliz que tenha te servido. Sobre o template: foi feito por uma desenvolvedora chamada Larissa Santana, infelizmente ela não cria mais para o Blogger. No entanto, se você tem alguma noção de instalação e personalização, consegue comprar modelos bonitos no Creative Market ou Etsy!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana