PUBLICIDADE

Como começar a mudar de vida com um desafio de 30 dias

20 janeiro 2022
A sua rotina é previsível, seu calendário está cheio de atividades repetitivas e não há espaço para mudanças de última hora.

Você está sempre ligada, nunca faz uma pausa para refletir sobre o que está sentindo ou fazendo, a sua cabeça está sempre ocupada ou distraída.

Seu tempo parece que voa e você se sente culpada. Apesar da rotina cheia, não consegue lembrar do que fez de produtivo durante o dia e sente que deveria aproveitar mais a vida.

Se essas situações te parecem familiar, eu apresento a você a ideia de um desafio de 30 dias para começar a viver sua vida melhor e sair do piloto automático!

O que é e como funciona um desafio de 30 dias?


Esse desafio consiste em identificar algo que você quer mudar em sua vida e trabalhar nisso pelos próximos 30 dias, até que essa pequena mudança na sua rotina se torne um hábito.

Geralmente, precisamos de, no mínimo, 21 dias de execução constante para criar um hábito, tempo suficiente para o corpo e a mente entenderem a mudança.

Como começar a mudar de vida com um desafio de 30 dias


Sabemos que definir e alcançar metas não é fácil, e você tem que considerar os caminhos distintos que a vida muitas vezes nos obriga a seguir — 2020 e 2021 foram a prova disso!

Emergências aparecem, e como não conseguimos prever o futuro, é melhor criar metas mensais em vez de planejar os 365 dias do ano, acabar não cumprindo essas metas e ficar frustrada.

Como fazer um desafio de 30 dias?


A melhor maneira de estabelecer metas e criar o seu desafio de 30 dias é realizar uma autoavaliação honesta.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais áreas da minha vida precisam de melhorias?
  • Quais áreas da minha vida estão florescendo?
  • De quais maneiras posso me tratar melhor?
  • Estou progredindo em direção aos meus objetivos?
  • Qual é a minha visão para o futuro?
  • Onde me vejo daqui a um ano?
Suas respostas determinarão os objetivos pessoais que você pode estabelecer, ou, no mínimo, fornecerão uma ideia geral.

Depois dessa autoavaliação, é hora de estabelecer medidas para produzir um resultado positivo!

Como começar a mudar de vida com um desafio de 30 dias

Fiz uma folha personalizada com as perguntas da autoavaliação para te motivar a começar o processo. Você pode baixá-la gratuitamente para imprimir através deste link do drive: 

Exemplo de um desafio de 30 dias:


Vamos supor que uma das áreas da sua vida que precisa de melhoria está relacionada a ter controle financeiro. Você fez uma análise das suas despesas e percebe que seus hábitos de compra estão fora de controle, está gastando mais do que ganha e colecionando dívidas.

Compras impulsivas podem se tornar uma ladeira escorregadia para dívidas insustentáveis e é fundamental verificar esse hábito enquanto ele ainda é gerenciável.

Uma das primeiras medidas que você pode tomar é o “desafio 30 dias sem novas compras”, que consiste em não gastar dinheiro além das necessidades básicas.

Faça uma lista das coisas que você mais compra por prazer, impulso ou ansiedade, mas que não tem necessidade e acaba deixando de lado.

Exemplo:

  • Acessórios de moda (brincos, pulseiras, bolas, colares)
  • Cosméticos faciais
  • Perfumes
  • Livros
  • Roupas na Shein

Se possível, adicione à lista o quanto você gastou nos últimos 6 meses com esses itens. Em seguida, proponha-se a passar um mês inteiro sem comprar nada do que foi listado.

  • Durante esse processo, reeduque seus gastos e repense suas escolhas para fazer o melhor uso do seu dinheiro.
  • Sempre que bater a vontade de comprar, olhe a lista e o quanto em dinheiro você pode poupar.
  • Se você utiliza compras como uma terapia, identifique o que está te incomodando e procure ajuda profissional para resolver essa questão em vez de entorpecer-se comprando sem pensar.

Minha experiência com um desafio de 30 dias:


Em maio de 2021, após fazer a autoavaliação da minha vida, eu vi que minha vida profissional estava florescendo, mas em troca disso eu estava me maltratando.

Trabalhar com a internet demanda muito tempo e deixa a gente ansiosa. Eu dormia e me alimentava mal, e como consequência não tinha muita disposição física e mental.

As horas sentada em frente ao notebook me deixavam com dor nas costas, digitar bastante me deixava com dor nos punhos e a falta de exercício físico estava prejudicando a minha circulação sanguínea.

“De que maneira posso me tratar melhor?”


A primeira decisão que tomei em rumo a resolução deste problema foi começar a fazer exercícios em casa com o auxílio de vídeos no youtube. Eu não tinha como foco emagrecer (nem posso) ou ganhar massa, só queria movimentar meu corpo e fazê-lo existir longe do trabalho.

Então, me propus a fazer exercícios 3 vezes por semanadurante 40 minutospor um mês. Naquela situação era o meu máximo, e assim eu fiz.

Consegui cumprir em maio, os resultados foram satisfatórios. Segui em junho e julho.

Logo depois eu senti que meu corpo aguentava e precisava de mais, então, em agosto, me inscrevi em um circuito funcional onde trabalhamos durante uma hora por dia a mobilidade articular, flexibilidade corporal, resistência, coordenação, velocidade dos movimentos e a força.

Também comecei indo 3 vezes por semana, me acostumei e no segundo mês aumentei a frequência.

E aqui estou: deixei de ser sedentária e frequento o circuito há 6 meses!

Isso porque avaliei a minha vidatomei uma decisão e me desafiei durante um mês a criar o hábito de me exercitar.

A Nanda de 2021 está muito orgulhosa da Nanda que hoje se alimenta melhor, não sente dores e é mais resistente. E, principalmente, porque estou construindo a Nanda que pretendo ser no futuro!


O seu desafio não precisa ser complicado. Você pode usá-lo para construir uma rotina melhor — como arrumar sua cama todas as manhãs imediatamente após acordar — ou até mesmo estimular alguma criatividade em sua vida, como ler, desenhar ou fotografar as plantinhas do seu quintal alguns minutos por dia.

O mais importante é identificar algo que deseja mudar e se comprometer a trabalhar nisso por um mês!


Para te ajudar com o processo, você pode pode baixar gratuitamente a minha folha de desafio. Nela você vai anotar o que terá que fazer, quais são as metaspode registrar notas, lembretes, desenvolvimento de cada dia e o resultado:

Um comentário:

  1. Melhores dicas que li nos últimos tempos. Realmente mudar 30 dias deve fazer muita diferença para continuar o processo de mudança.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana