PUBLICIDADE

5 dicas para ter mais salvamentos nos posts do Instagram

02 setembro 2021
Os algoritmos do Instagram usam diferentes métricas de engajamento para decidir quais posts serão exibidos no topo do feed e quais vão aparecer no explorar, incluindo visualizações, curtidas, comentários, salvamentos e visitas ao perfil.

No explorar, as curtidas, os salvamentos e as visitas ao perfil são ainda mais importantes, pois sinalizam o quão popular, interessante e de qualidade o post é.

Então, se você quer aumentar seu engajamento e fazer com que o Instagram indique sua conta para mais pessoas através do explorar, você precisa criar conteúdo que as pessoas queiram salvar.

Afinal, isso é o que você quer alcançar:

  1. Ter mais salvamentos
  2. Aparecer na página explorar
  3. Alcançar pessoas além dos seus seguidores
  4. Aumentar as visitas ao seu perfil
  5. Ganhar novos seguidores

Então, como ter mais salvamentos no Instagram? Abaixo eu te dou algumas dicas!


Como ter mais salvamentos no Instagram?


1. Planeje o tipo de conteúdo que vai publicar:


Existem algumas categorias de conteúdo compartilhados no Instagram que recebem um engajamento melhor quando comparados a simples imagens. São eles:

  1. Posts educativos
  2. Comparações
  3. Infográficos
  4. Frases inspiradoras

a) Posts educativos


Ajudar seus seguidores a aprender algo é uma maneira infalível de obter salvamentos instantâneos em seus posts. Você agregará valor às suas vidas dando-lhes informações que podem solucionar um problema.

Dicas, truques rápidos e guias no estilo passo a passo são exemplos de posts educativos que você pode criar dentro do seu nicho e obter mais engajamento.

Exemplo: se você atua no nicho da nutrição, publicar sobre como reduzir a retenção de líquido” seria um ótimo post educativo. No google, o termo “retenção de líquido” tem entre 10mil e 100mil pesquisas mensais, ou seja, público para o assunto não falta!

Independente do tópico que você decidir abordar em seu post educacional, certifique-se de realizar boas pesquisas e incluir informações ainda mais completas do que as da sua concorrência. Isso deixará seu post mais valioso e mais digno de ser salvo — e até compartilhado!


b) Comparações


Como humanos, naturalmente adoramos comparar as coisas. Posts neste estilo são ótimos para ajudar o público a tirar dúvidas e tomar decisões — não importa o nicho — e consequentemente gerar mais salvamentos.

Exemplo: como um criador de conteúdo sobre finanças pessoais, você pode fazer uma comparação entre os dois melhores bancos para abrir uma conta poupança, listando as principais vantagens e diferenças entre ambos.


c) Infográficos


Infográficos são extremamente visuais, pois utilizam ilustrações, ícones, dados e estatísticas para transmitir alguma informação. Eles são impactantes e eficazes para transformar assuntos complexos em explicações simples, por isso são líderes quando o assunto é gerar engajamento.

Devido a sua natureza, não recebem apenas muitos salvamentos, mas também são extremamente compartilhados, curtidos e comentados.


d) Frases inspiradoras


Citações motivacionais são endêmicas nas mídias sociais desde a época do Orkut. Hoje, o Facebook, Instagram e Pinterest continuam cheios delas — inclusive, a equipe de marketing do Pinterest nos informou que essa é uma das categorias mais pesquisadas pelos usuários brasileiros na plataforma.

As pessoas costumam reagir positivamente a essas citações e esse formato é indiscutivelmente projetado para ser compartilhado e salvado, pois tendemos a compartilhar coisas que estimulam nossas emoções.

Apesar disso, as frases motivacionais não devem ser prioridade máxima na sua estratégia de conteúdo, porque quando não são usadas estrategicamente elas podem fazer a sua conta parecer um pouco boba. 

Se você presta um serviço e posta trechos inspiradores genéricos, um após o outro, pode fazer as pessoas questionarem seu profissionalismo.

Além disso, os seus posts de valor podem se perder na desordem criada por todas as frases inspiradoras. Você quer mais engajamento e novos seguidores, mas quer que esses seguidores cheguem pelo valor real do seu conteúdo, e não porque a sua conta é um espaço “positivo”.

Aqui estão algumas dicas para usar esse tipo de conteúdo corretamente:

  • Poste esporadicamente citações que tenham conexões com a proposta da sua conta.
  • Tenha um propósito com a citação que compartilhará e endosse-o na legenda. Não queira apenas aumentar o seu engajamento!
  • Seja único. Não copie e cole as citações que todos do seu nicho estão postando.

2. Aposte no formato carrossel


De acordo com o Hootsuite, os posts em formato de carrossel do Instagram têm, em média, 1.4x mais alcance e 3.1x mais engajamento do que os posts regulares

A razão do maior engajamento está na vantagem que os carrosséis recebem:

Suponha que uma pessoa vê a capa do post, mas não se envolve com ele, não curte, não comenta, simplesmente ignora e segue rolando o feed.

Na próxima vez que essa pessoa atualizar a página inicial, o instagram mostrará seu post novamente, mas não a capa, e sim a imagem que vem a seguir dela — e assim sucessivamente, até que o envolvimento aconteça.

Isso é uma ótima maneira de dar mais visibilidade ao seu conteúdo sem você precisar realizar algum esforço extra após publicá-lo!

Ao planejar seus carrosséis, pense neles como um livro infantil: a capa é extremamente atrativa, o título é criativo e cada página tem uma mensagem curta, mas significativa. Seu objetivo deve ser manter os espectadores viciados e com vontade de deslizar para observar o conteúdo de cada imagem!

3. Faça o seu melhor design


Com todo o seu post planejado e a parte escrita pronta, é hora de dar o seu melhor ao passar toda a ideia para o design. Afinal, você pode ter o melhor conteúdo, mas se o design não conseguir primeiro chamar atenção e depois passar a mensagem para o receptor, seu objetivo — mais salvamentos  não será alcançado.

Se você entrou na internet após 2013, com certeza já leu ou ouviu alguém falar do Canva (https://www.canva.com/pt_br/), portanto, sabe que não é preciso ser um designer gráfico profissional para criar lindos designs para posts do Instagram.

O Canva tem centenas de modelos prontos e elementos (gratuitos e pagos) que você pode usar para criar um post atraente para o seu feed. Especialmente no Canva Pro você encontra ilustrações perfeitas e modelos ainda mais exclusivos. Todos os meus posts são criados do zero utilizando a versão paga!

5 dicas para ter mais salvamentos nos posts do Instagram
No post “Como criar posts para o Instagram no Canva” eu separei algumas dicas que utilizo e que podem te ajudar nas suas criações.

4. Escreva legendas que envolvam o público


Você pode utilizar o espaço da legenda para acrescentar uma informação que não foi passada na imagem do post e, assim, dar mais um motivo para seu público salvar o conteúdo. Se durante o refinamento das informações para o design você achar que tem texto demais, pode utilizá-lo na legenda!

Suponhamos que o título do seu post é “6 dicas para diminuir a retenção de líquido”, no subtítulo da capa você pode adicionar “mais uma dica bônus na legenda!” e dar essa informação extra na legenda.

O importante é nunca negligenciar a legenda escrevendo-a de qualquer jeito, afinal, ela também é parte do conteúdo principal. Quando escrita corretamente, ela consegue incentivar seus seguidores a se envolverem!

5. Não tenha medo de utilizar hashtags!


O máximo de hashtags permitidas por posts no instagram são 30. Você encontrará pessoas dizendo que devemos utilizar apenas 3, outros recomendarão 10 ou 15. 

Quer crescer sua conta sem pagar publicidade? Utilize as 30, pois cada hashtag é uma oportunidade de alcançar centenas de novas pessoas organicamente! Se o seu post ficar marcado como relevante em pelo menos 1 delas o seu alcance será ainda melhor. 

➡ Leia meu post onde explico melhor sobre elas: Como dobrar seu alcance usando hashtags no Instagram

5 dicas para ter mais salvamentos nos posts do Instagram


Não tenha medo de experimentar e ser criativo com suas ideias. Com o tempo, você aprenderá quais categorias de conteúdo ressoam melhor com seu público e quais hashtags são mais adequadas para a sua conta. Logo ficará expert em planejar e criar posts que sempre recebem bastante salvamentos!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog
A fonte utilizada na primeira imagem do post é: Untold Story

2 comentários:

  1. Oi,eu gostaria de saber como faço para criar conteúdos e ter um nicho.Eu não consigo criar um nicho.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana