PUBLICIDADE

Como ganhar dinheiro com o seu perfil no Pinterest em 2021

15 abril 2021
É, eu ganho dinheiro com o Pinterest! Embora a plataforma não pague ninguém para usá-la, é possível monetizar o seu perfil (sem ter blog) e o tráfego que você consegue com ele (com blog) e ganhar alguma renda extra mensal.

O Pinterest é extremamente eficaz para capturar leads, bem como gerar vendas de produtos físicos e digitais. Um perfil ativo e engajado também é uma excelente maneira de aumentar o reconhecimento de marca.

Como eu ganho dinheiro com o Pinterest:


Este ano estou focando apenas na monetização do tráfego do Pinterest – para ganhar dinheiro com google adsense– e na monetização do perfil através de parcerias com marcas. Anteriormente eu também ganhava dinheiro com links de afiliados por lá, mas ano passado me desliguei das campanhas.

Logo à frente falarei de todas essas possibilidades!

Como ganhar dinheiro com o Pinterest



Como trabalhar com o Pinterest?


Antes de dar os primeiros passos, é importante que você entenda que o Pinterest NÃO é uma rede social, e sim um mecanismo de descoberta visual. Nele, os usuários buscam inspirações para algo que ainda vai acontecer.

Avalie seus próprios hábitos:
  • O que você procura na plataforma?
  • Que tipo de conteúdo te atrai?
  • O que faz você clicar em um pin para visitar um site?

Essa visão da perspectiva de um usuário é crucial para a compreensão de como ganhar dinheiro com o Pinterest efetivamente.

PASSO 01: Certifique-se de ter uma conta comercial


Com um perfil comercial você terá acesso ao Analytics para ver o desempenho de seus pins e outras ferramentas que ajudam a aumentar a sua presença profissional no Pinterest.

Se você já tiver uma conta pessoal, pode convertê-la:

  1. Entre na sua conta pessoal do Pinterest
  2. Clique no ícone direcional de divisa para baixo no canto superior direito para abrir o menu
  3. Selecione Configurações
  4. Clique em Configurações da conta na navegação do lado esquerdo
  5. Clique em Iniciar ao lado de Converter para conta business
  6. Clique em Trocar para business na parte inferior da tabela.


PASSO 02: Reivindique o seu domínio


Com o seu domínio reivindicado, a sua foto de perfil aparecerá ao lado de qualquer pin proveniente do seu site. Essa ação ainda te dará acesso às análises dos pins que você publica do seu site e dos pins que outras pessoas criam do seu site!

✚ Veja: Como reivindicar o seu site

Além de domínios, você também pode reivindicar sua conta do Instagram, Youtube e Etsy.


PASSO 03: Otimize sua presença no Pinterest


O seu perfil trabalhará como uma vitrine, portanto, você deve planejá-lo e alimentá-lo estrategicamente para alcançar corretamente o seu público-alvo.

  • Adicione o botão salvar no seu site e facilite o compartilhamento do seu conteúdo na plataforma.
  • Crie pastas temáticas e otimizadas, incluindo descrição e categoria – essas informações são indispensáveis para o seu conteúdo obter mais relevância.
  • Crie pins verticais, originais e de alta qualidade.
  • Escreva descrições para os seus pins com palavras-chave, em mais de 3 linhas e adicione hashtags.
✚ Confira um post completíssimo sobre o assunto: Como usar o Pinterest profissionalmente

Então, como ganhar dinheiro com o Pinterest?


Agora eu vou explicar sobre as 4 formas de ganhar dinheiro com o seu perfil no Pinterest:

  1. Parcerias com marcas
  2. Programas de afiliados
  3. Tráfego para e-commerce
  4. Google AdSense


01. Parcerias com marcas


Quase metade das mulheres no Brasil, 45% das pessoas da Geração Z e 60% das mães brasileiras usam o Pinterest. Somos um dos maiores mercados na plataforma fora dos EUA, com 46 milhões de usuários ativos mensais buscando ideias.

Mas, ainda assim, as marcas brasileiras sabem muito pouco sobre o Pinterest e o impacto que ele tem na decisão de compra dos seus usuários.

Por isso, você pode monetizar a influência do seu perfil através de parcerias com marcas alinhadas ao interesse do seu público na plataforma.

Essas colaborações podem acontecer através de:

  1. Criação de conteúdo original para a marca – pin estático, pin de vídeo ou pin de história –, falando sobre um produto ou serviço da anunciante.
  2. Pastas exclusivas para o conteúdo da marca, onde você pode salvar conteúdo diretamente do site ou repinar do perfil da anunciante para alcançar mais pessoas.

Para melhorar a sua abordagem, tenha um mídia kit dedicado ao Pinterest, incluindo detalhes sobre categorias e interesses do público, idade, gênero, principais localizações e pastas (em engajamento, cliques de saída e pins salvos).

02. Programa de links de afiliados


A forma mais popular de ganhar dinheiro através do Pinterest, e no piloto automático, é com links de afiliados.

Você pode criar imagens, incluir diretamente o seu link de afiliado e levar o usuário à página de vendas. Sempre que alguém clicar para ir até a página vinculada ao seu pin e realizar uma compra, você recebe uma comissão pela a venda.

Se você possui um blog, também é muito eficaz escrever um post – em formato de resenha ou wishlist –, adicionar seu link de afiliado e direcionar tráfego do Pinterest para ele. Isso também vale para página de recursos, onde você lista todos os produtos e ferramentas que usa e recomenda!

✎ Para entender mais sobre este tópico, sugiro a leitura: Como divulgar links de afiliados no Pinterest

03. Tráfego para o seu e-commerce


84% dos usuários dos usuários semanais usam o Pinterest quando pensam seriamente em comprar produtos e serviços, mas estão indecisos. Use o seu perfil para mostrar seus produtos ao público da plataforma e influenciar as decisões de compras!

Agora, para ter um alcance mais rápido e chegar mais perto do seu público-alvo, também é possível promover seus pins por um baixo custo.
  • Os pins promovidos te ajudarão a alcançar potenciais compradores que realmente estão procurando ideias de produtos.
  • 97% das principais pesquisas no Pinterest não estão relacionadas a uma marca, o que representa uma ótima oportunidade para você alcançar as pessoas antes dos seus concorrentes.
  • Estar na plataforma também te ajudará a aumentar a consciência de marca e estabelecer sua imagem para uma série de novos potenciais compradores.


04. Google AdSense:


Adsense é o programa de publicidade do Google que permite colocar anúncios em sites e blogs, e os editores desses sites ganham (em dólar) por cada clique válido nos anúncios.

Para ganhar dinheiro dessa forma, claro, você precisa ter um blog cadastrado e aceito no programa – como este meu! Uma vez que os anúncios estão ativos, você deve concentrar a sua estratégia na conversão de tráfego do Pinterest para o seu blog – quanto mais visitas você consegue, mais chances de receber cliques nos anúncios você tem.

Confira: Como faço para receber 100 mil visitantes reais de um site gratuitamente?


Quer saber um nicho que vai te ajudar a conseguir centenas de visitas e muito dinheiro com o AdSense?

✓ Design gráfico com o Canva!

No Pinterest, as buscas por 'Dicas do Canva' cresceram bastante do último ano para cá, o que torna um nicho excelente para explorar, com demanda e baixa concorrência!

Com a mentalidade correta e algum planejamento estratégico, qualquer pessoa pode usar um perfil no Pinterest para ganhar dinheiro na internet. Espero que este post tenha polvilhado alguma ideia na sua cabeça! 

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

9 comentários:

  1. Ótimas dicas Nanda! Eu adoro o pinterest e sempre que eu quero buscar inspirações eu vou pra lá. E essas dicas pras blogueiras são maravilhosas!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas são muito valiosas,desculpe mas a minha foto não está aparecendo,eu tentei arrumar não deu certo.Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris. Como você mesma deixou no comentário depois, ela aparece após publicar o comentário.
      Ótima semana! ♥

      Excluir
  3. Agora vi que depois de comentar aparece a foto.
    Já tive 2 milhões de visualizações no Pinterest graças as pesquisas e o seu post.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda
    Como sempre, ótimas dicas sobre o nosso tão amado Pinterest. Tenho voltado a produzir conteúdo agora e nunca deixo de lado essa rede social, que é uma das minhas maiores aliadas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog. Tem muita informação útil já tive várias ideias criativas para usar em meu blog. Grata por compartilhar.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana