PUBLICIDADE

Vitaminas de uso tópico na pele: conheça 5 e os seus benefícios!

20 setembro 2019
As vitaminas são componentes muito presentes em produtos para fins cosméticos porque elas oferecem vários benefícios à pele, como supressão de pigmentação e hematomas, efeitos antioxidantes, antienvelhecimento e antirrugas.

O efeito antioxidante é particularmente apreciado, pois os radicais livres gerados pela luz UV ou poluentes são efetivamente neutralizados e não são mais capazes de danificar as células da cútis. Assim sendo, as vitaminas podem melhorar significativamente o desempenho de produtos cosméticos e contribuir para a saúde da sua pele. 

Montei um infográfico esclarecendo como funciona esses ativos e todos os seus benefícios. Confira!

Vitamina A, B, C, D, E: saiba os benefícios de cada uma para a saúde da sua pele


1. Vitamina A (retinol)


A vitamina A e seus derivados, também conhecidos como retinoides, são comumente usados ​​em preparações antienvelhecimento. A vitamina A tópica na forma de retinol (encontrado em produtos de venda livre) e ácido retinóico (encontrado em cremes prescritos) são recomendados por dermatologistas para combater os sinais de envelhecimento. 

O motivo? Esses ingredientes são capazes de estimular as células responsáveis pela produção de colágeno, fortalecendo a pele e preenchendo linhas finas abaixo da superfície. Quando o colágeno é danificado devido à exposição aos raios UV e outros agressores, as rugas começam a se desenvolver. 

O retinol também é um varredor de radicais livres altamente eficiente, que protege o organismo contra o estresse oxidativo. Esses radicais livres quebram o colágeno (estrutura de suporte da pele), contribuem para linhas finas, pele flácida e envelhecimento cutâneo.


2. Vitamina B3 (Niacinamida)


Niacinamida, também chamada nicotinamida, é uma vitamina essencial do complexo B. Quando usada topicamente todos os dias, a niacinamida tem um impacto positivo na saúde geral da pele: o ingrediente é um poderoso antioxidante e remove todas as moléculas de radicais livres prejudiciais criadas pelo meio ambiente. 

A Niacinamida ajuda na produção de um dos lipídios mais importantes – ceramidas - e ácidos graxos, que fortalece a pele e evita a perda de água. Isso não apenas permite que a pele mantenha a umidade, mas também fortalece a barreira epidérmica e mantem os “invasores” afastados.

Em um estudo publicado em 2004 no International Journal of Cosmetic Science, os pesquisadores fizeram 50 mulheres (todas brancas e com idades entre 40 e 60 anos) aplicar um hidratante contendo 5% de niacinamida na metade do rosto e um hidratante placebo para a outra metade por 12 semanas. Seus resultados mostraram que as metades de seus rostos recebendo niacinamida apresentaram melhorias significativas nos pontos de hiperpigmentação, linhas finas e rugas em comparação com o lado controle.

3. Vitamina C (ácido ascórbico)


Por atuar na produção de colágeno e apresentar efeito redutor de radicais livres, a vitamina C tem sido utilizada como forma de reduzir os danos provocados pelos processos de envelhecimento. Além de possuir efeito antioxidante, a vitamina C também estimula a produção de fibras de colágeno, a partir da estimulação dos fibroblastos, mantendo a firmeza e a sustentação da epiderme e, dependendo da concentração deste ativo na formulação, reduz as manchas senis por possuir efeito clareador. 

Embora a vitamina C seja menos eficaz do que alguns outros agentes clareadores da pele, como a hidroquinona, ele é mais suave - ideal para peles sensíveis.

4. Vitamina D (calciferol) 


Conhecida como a “vitamina do sol”, os principais benefícios da vitamina D tópica estão em suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, proliferativas e reparadoras da pele. Nos termos leigos, esta substância tem o poder de regenerar células da pele e reparar danos, fortalecendo sua barreira e nivelando o tom e a textura.

5. Vitamina E (tocoferol)


Existem inúmeras substâncias antioxidantes, no entanto as de maior significância para o organismo humano são as vitaminas C e E. 

A vitamina E é um antioxidante, ela previne os danos oxidativos das células, ajudando a remover os radicais livres. Quando a pele é exposta à luz UV, fumaça e poluição, produz radicais livres e outras moléculas nocivas que danificam o colágeno (estrutura de suporte da sua pele), o DNA e as células da pele, o que contribui para rugas e manchas. A vitamina E combate esses efeitos neutralizando os radicais livres. 

Ela também ajuda a hidratar a pele e a fortalecer a sua função de barreira, além de atuar como um anti-inflamatório natural.

Consulte seu dermatologista e inclua produtos com essas vitaminas na sua rotina de cuidados com a pele!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

A ilustração usada neste post foi projetada por PngTree.com
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, muito legal seuds post , você já me ajudou muito com o meu blog.Abraçosss mil.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana