Como qualificar seu blog para o Google Adsense - 7 coisas que devem ser feitas!

29 novembro 2018
O Adsense é um serviço de publicidade oferecido pelo Google, onde blogueiros podem inscrever-se no programa para ganhar dinheiro exibindo anúncios em seus blogs, gerando lucros através de cliques e visualizações. Em 2015, o Google Adsense pagou aproximadamente US$ 10 bilhões aos seus editores.

Como qualificar seu blog para o Google Adsense - 7 coisas que devem ser feitas!


Como qualificar seu blog para o Google Adsense


O programa ainda é uma das melhores formas de ganhar dinheiro com um blog, mas também é conhecido por ser muito rígido nas regras para aprovação de uma conta, que pode ser difícil, mas não é impossível.

Neste artigo, vou compartilhar com você tudo o que você precisa fazer antes de se inscrever Google AdSense para ser aprovado e ganhar dinheiro com seu blog.


1. Escreva conteúdo de qualidade


A criação de conteúdo atraente e útil é o fator mais importante e que exerce mais influência no desempenho do seu blog. O Google enfatiza que você deve criar conteúdo original e relevante, para que mantenha os usuários envolvidos com a sua página e incentive-os a querer ler mais. 

Aqui estão algumas práticas recomendadas pela empresa:

  • Procure escrever textos fáceis de ler;
  • Organize seu conteúdo de modo que os visitantes tenham uma boa ideia de quando um tópico começa e outro termina;
  • Crie conteúdo novo e exclusivo;
  • Otimize o conteúdo para seus usuários, não para os mecanismos de pesquisa;

É indicado também:

  • Evite publicar textos medíocres, com muitos erros gramaticais e ortográficos; conteúdo inoportuno ou mal escrito;
  • Não escreva textos enormes sobre temas variados em uma página sem usar parágrafos, subtítulos ou separação de layouts;
  • Evite reciclar seu conteúdo (ou mesmo copiar) conteúdo existente que trará pouco valor aos usuários;
  • Não use palavras-chave desnecessárias e em excesso que visam facilitar o trabalho dos mecanismos de pesquisa, mas que acabam incomodando ou não fazem sentido para os usuários;

Também é citado que os anúncios do Google servem como conteúdo complementar, apresentando informações úteis para os usuários sobre o conteúdo que você desenvolveu trabalhando arduamente. Sendo assim, para que possam ajudar você, otimize sua página oferecendo um conteúdo de boa qualidade.

✚ Fonte - Google Ajuda e Ajuda do Adsense

2. Otimize seu blog para dispositivos móveis


A empresa pede ainda que você tenha um layout atraente e que os visitantes consigam encontrar facilmente aquilo que procuram, pois ter um blog otimizado para dispositivos móveis é fundamental para o desempenho da sua presença on-line. 

A maioria das pessoas que pesquisam no Google ou Pinterest usam smartphone ou tablet, por isso, desde 2016, o Google prioriza a versão para dispositivos móveis dos sites na classificação dos resultados de pesquisa.

"Um design responsivo economiza recursos quando o Googlebot rastreia seu site. Para páginas com Web design responsivo, um único user agent do Googlebot precisa rastrear sua página somente uma vez, em vez de vários user agents do Googlebot rastrearem a página diversas vezes para recuperar todas as versões do conteúdo. Essa melhora na eficiência do rastreamento pode ajudar o Google indiretamente a indexar mais o conteúdo do seu site e mantê-lo devidamente atualizado."

Créditos: Google Ajuda



3. Inscreva-se no Google Search Console 



O Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar a presença do seu blog nos resultados da pesquisa. Inscrever-se neste serviço te ajudará a entender como o Google vê seu blog, além de auxiliar como você pode otimizar o desempenho dele nas buscas.

Esta ferramenta é indispensável para monitorar seu blog, ele ajuda a resolver todos os tipos de erros, problemas com o carregamento e problemas de segurança, como invasão do site e malware.

Mais razões para usar Google Search Console:

  1. identificar problemas com as metatags de título e descrição;
  2. entender as principais pesquisas usadas para chegar a um site;
  3. ter uma ideia de como o Googlebot visualiza as páginas;
  4. receber notificações de violações às diretrizes de qualidade e solicitar uma reconsideração do site.



4- Inscreva-se no Google Analytics



O Google Analytics é perfeito para coletar informações sobre seu público e como ele chega até você. Tais informações são importantes, principalmente para criar canais de anúncios segmentados e atrair os anunciantes do Google para seu blog!

Além disso, a sua fonte de tráfego pode ser motivo de rejeição no programa, ou suspensão da conta caso já tenha sido aprovada. O Google não aceita blogs que recebem tráfego de fontes ilegais, portanto, é importante monitorar suas visitas para atender as diretrizes de qualidade de páginas de destino do Google.

Com o Google Analytics você:

  • recebe insights sobre como os usuários chegam e se comportam no seu site;
  • descobre o conteúdo que está mais em alta no seu site;
  • avalia o impacto das otimizações feitas no site;

Como qualificar seu blog para o Google Adsense - 7 coisas que devem ser feitas!


5. Crie uma página com sua política de privacidade


A política de privacidade é importante para compartilhar com honestidade o que você faz com as informações que coleta do seu leitor. Além disso, o Google Adsense exige que você tenha uma política de privacidade ativa e cite que usa o programa para monetizar seu blog! 

Os editores do Google AdSense precisam ter e cumprir uma política de privacidade que informe que terceiros, ao veicular anúncios no seu site, podem inserir e ler cookies no navegador dos usuários ou usar beacons da Web para coletar informações.


Veja também este post da Elaine Gaspareto, ela explica um pouco sobre a GDPR, o que é esse conjunto de regras e como ele afeta nosso blog:


Acesse a minha página com termos de uso do blog para ver na prática do que estou falando!

6. Tenha um bom número de posts publicados


Não há um número exato de quantos artigos publicados deve ter em seu blog para ele ser aprovado no Google Adsense. Enquanto há blogs com menos de 10 posts e foram aceitos, também existem blogs com anos de existência e muito conteúdo publicado, mas que sempre são rejeitados!

O básico é:

  • Blog fácil de navegar;
  • Conteúdo exclusivo e que agregue valor;
  • Layout simples e limpo;
  • Nenhum pop-up indesejado;

7. Tenha um bom número de visitas e tráfego de qualidade


Um bom conteúdo, unido ao tráfego de qualidade, decidirá o sucesso dos anúncios do Google Adsense em seu blog. Sem visitantes qualificados não haverá cliques genuínos, e sem cliques não haverá ganhos.

O Google pede que você não divulgue seu blog (nem deixe que outras pessoas façam isso) usando técnicas que violam os regulamentos:
  • e-mails com spam;
  • spam em comentários;
  • criação de perfis falsos no fórum;
  • postagem de links em link farms e "redes particulares de blogs", trocas de links e spam para sites de redes sociais;
Os cliques nos anúncios precisam partir do real interesse do usuário. Todo e qualquer método usado para gerar cliques ou impressões de modo artificial é estritamente proibido pelas políticas do programa. Se notarem altos volumes de tráfego inválido na sua conta, ela será suspensa ou desativada.


Como qualificar seu blog para o Google Adsense - 7 coisas que devem ser feitas!


Hoje, eu recomendo fortemente investir no Pinterest para divulgar seu blog. Ele é um mecanismo de pesquisa, igual ao Google, e tem um potencial enorme para levar visitantes reais e qualificados para o seu blog.

Quando eu digo "visitantes reais e qualificados", estou me referindo a pessoas que se interessam de verdade no seu conteúdo, clicam genuinamente no seu link e consequentemente podem se interessar nos anúncios exibidos em seu blog.

Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses. Este mês, até hoje 29/11, o Pinterest foi responsável por enviar 136.650 sessões para este blog. 


Saiba como dar os primeiros passos seguindo as dicas do meu desafio Pinterest Ninja em 5 dias. Ou pegue a receita do bolo completa adquirindo o meu E-book Manual do Pinterest, nele eu conto todos os segredos para crescer o tráfego do seu blog definitivamente com a ajuda dessa plataforma!


Como qualificar seu blog para o Google Adsense:

Resumindo, ser aprovado no Google AdSense não é muito difícil se você tiver um blog focado em  produzir conteúdo de alta qualidade, otimizado para mecanismos de pesquisa, que usa um bom layout e tem um bom número de visitantes - porque é isso que o Google quer de todos os editores.

Por isso, certifique-se de fazer essas coisas antes de se inscrever no Google AdSense!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana