Por que o tráfego do meu blog não aumenta? A resposta e a solução!

14 setembro 2018
Não está recebendo tráfego suficiente? Se dedica e seu tráfego parece estagnado? Provavelmente você está se concentrando no tipo de conteúdo errado, o que faz seu blog sofrer picos de tráfego, caindo e aumentando ao longo do tempo – ou nem isso. 

Você não precisa aumentar sua frequência de publicação e escrever dezenas de posts novos toda semana. Mais de 4 milhões de posts são publicados todos os dias no mundo, é muita concorrência e muito assunto ao mesmo tempo! 

A verdade é que cada novo post que você escreve deve ser um investimento, que continuará a produzir resultados ao longo das semanas, meses e anos, e não morrerá logo nos primeiros dias. 

Vamos corrigir seu problema? Nesse post irei te guiar no tipo de post que você precisa focar para construir um fluxo de tráfego cada vez maior e frequente!

Por que o tráfego do meu blog não aumenta? A resposta e a solução!

COMO AUMENTAR O TRÁFEGO DO BLOG GRATUITAMENTE:


Falando de tráfego grátis, temos duas opções iniciais para investir:
  1. Tráfego Social
  2. Tráfego Orgânico
O tráfego social trás resultados rápidos e desaparece rapidamente. Por outro lado, o tráfego orgânico é construído lentamente, mas vai crescendo ao longo do tempo e se mantém. 

O primeiro é ótimo, mas se você quer um tráfego que cresça com frequência, o “canal principal” do seu blog precisa ser orgânico, ou seja, tráfego do Google (ou Pinterest).

Para saber de onde vem a maior parte do tráfego do seu blog, consulte o Google Analytics. Basta acessar "aquisição" > "visão geral".

Como conseguir tráfego orgânico?


A primeira coisa que deve ser feita para aumentar seu tráfego proveniente de pesquisas orgânicas é se concentrar na criação de conteúdo evergreen

Os posts evergreen, ou conteúdo perene, como também é chamado, são aqueles que permanecem “sempre verde”, ou seja, nunca envelhecem, isso porque as informações contidas nesses posts são sempre relevantes para os leitores e nunca ficam desatualizadas. 

De acordo com o blog da Rock Content, boa parte dos conteúdos que você lê, ouve ou assiste pela internet pode ser classificada como conteúdo evergreen, principalmente se for um conteúdo introdutório ou prático.


Ao contrário dos artigos noticiosos e das publicações sazonais, que se tornam virais nas redes sociais, o conteúdo perene não depende do tempo e nem da urgência.

Tópicos de conteúdo evergreen:


  • Posts de listas 
  • Posts práticos / Guias - aqueles que ensinam algo, e o Google adora. 
  • Tutoriais 
  • Estudos de caso 
  • Dicas de especialistas 
  • FAQ 
  • Historias de sucesso 
  • Resenhas

Como conseguir tráfego estável publicando conteúdo evergreen?



DESCUBRA AS NECESSIDADES DO SEU PÚBLICO!

Entender as necessidades do seu público e prever suas pesquisas é o primeiro passo. Pois quando falamos de tráfego, queremos tráfego relevante. E relevância tem a ver com o interesse do seu público-alvo!



Como descobrir isso? Aqui estão as 3 principais maneiras de entender o que seu público quer:

  • Quais perguntas você recebe com frequência, tanto no blog, quanto por e-mail e redes sociais? 
  • Quais as dúvidas mais frequentes em grupos do seu nicho? 
  • Quais pesquisas são feitas com frequência dentro do seu nicho? 

PALAVRAS-CHAVE:

Após escolher um tema, descubra palavras-chave adicionais para otimizar sua postagem. 

A melhor maneira é começar com uma frase e, em seguida, coletar um conjunto de palavras-chave relacionadas que descrevam o mesmo tópico, mas de maneiras diferentes. 


Digite a ideia principal no Google e, em seguida, verifique a seção “pesquisas relacionadas”. Daqui você conseguirá tirar muitas ideias, desde temas, até títulos, subtítulos e infinitas palavras-chave para otimizar seu conteúdo!

Por que o tráfego do meu blog não aumenta? A resposta e a solução!

ESCREVA O MELHOR POST:

Para aumentar o tráfego do seu blog, você precisa dar aos leitores artigos completos e com as melhores informações possíveis, desses que não encontrarão em nenhum outro lugar.

Minha dica é que você pesquise conteúdo semelhante de outros blogueiros – espionagem do bem, não estou falando para copiar - e tente preencher eventuais lacunas que eles deixam em seus artigos, oferecendo algo mais completo e maiores informações ao seu público!

Conclusão:

Para aumentar o tráfego do seu blog é preciso investir em conteúdo evergreen. Até aqui você já deve ter percebido que esse tipo de post requer pesquisa e mais tempo de produção. 

No entanto, um único post evergreen valerá mais do que 5 posts momentâneos, irá te gerar mais tráfego e autoridade perante seu público!

Resumidamente, você começará pesquisando as perguntas que sua audiência está fazendo. Em seguida, criará posts ​​que respondam com exatidão e profundidade às perguntas feitas. Entendido?

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

7 comentários:

  1. O seu conteúdo é incrível e aprendo sempre mais por aqui. Falando sobre o tráfego do meu blog: percebo que as resenhas são ótimas para atrais mais visitantes, por isso dedico um dia da semana para posta-las. Os demais posts que escrevo eu sempre observo se teve um bom tráfego, se consegui bons comentários, acredito que todo o conjunto deve ser analisado :)

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no meu blog as resenhas também dão ótimos resultados, principalmente as de 2015 e 2016. Muito obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Fiz um curso na Rock Content de publicações para web e foi ótimo e me ensinou muito mas seu post veio para dar um resumão e uma boa clareada no quesito publicações evergreen! Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um único conteúdo gratuito deles e é muito rico. Pretendo logo fazer um curso lá também! <3
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Comecei a fazer pesquisas relacionadas para poder melhorar o título dos meus posts e tem funcionado, eu já sabia desses tipos de conteúdo mas não imaginava que tinha esse nome e que ficavam por mais tempo. Resenhas me dão bastante retorno! Adorei.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  4. Nanda, vai me ver muito por aqui nos próximos dias. Estou entrando em um feriadão sem viajem, e já estou separando alguns artigos seus para estudo, e prática no blog!! Bjos e obrigada por compartilhar sempre ótimas dicas, já compartilhei com grupo de amigas Blogueiras também ;)

    ResponderExcluir
  5. Menina ameiii post demai, amei suas dicas com certeza vou me dedicar mais ainda, para aumentar vou fazer todas as dicas e depois venho aqui lhe contar como está indo o meu blog ❤️❤️

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana