Como coloco meus posts na primeira página do Google

06 julho 2018
Aparecer na primeira página do Google, qual blogueiro não quer? Receber uma enxurrada de tráfego orgânico diário e sem pagar por isso é um impulso e tanto para qualquer blog. Para isso, SEO é o caminho a percorrer, porém, como blogueira iniciante essa palavra pode ser intimidadora, principalmente quando os artigos onde buscamos informações soam técnicos e complicados demais para serem colocados em prática - já me senti assim.

Mostrei no meu relatório de tráfego do mês de Junho que 44,73% do meu tráfego é orgânico, vários posts do SB se encontram na primeira página e entre as primeiras posições de pesquisas do Google, todos sem muitos truques ou plugins. Para quem pediu para eu falar sobre o assunto no formulário de sugestões, esse post é para você: como coloco meus posts na primeira página do Google.

SEO para blogueiras iniciantes - Como fazer seu blog aparecer na primeira página do Google

O que é SEO?


Search Engine Optimization - Uma série de técnicas que ajudam a indexar e colocar uma página na web nas primeiras posições dos resultados de pesquisa sem pagar por isso.

O que é indexar?


O Google usa robozinhos para vasculhar conteúdo na internet e coletar informações sobre uma página, essas informações então são usadas para determinar quais conteúdos são relevantes para exibir nos resultados das pesquisas.  

Otimizar seu blog significa dar ao google informações corretas para que seu conteúdo seja indexado e exibido nos resultados das buscas. Um blog com posts devidamente otimizados tem aumento significante no tráfego orgânico, que é aquele proveniente de pesquisas no Google, Bing, Yahoo! e demais mecanismos. 



Vantagens do SEO para um blog 


Mesmo as redes sociais tendo um grande peso hoje em dia, ainda é no Google que as pessoas buscam informações concretas sobre qualquer assunto, e isso é importante para qualquer blog, afinal, chegarão ao seu conteúdo pessoas realmente interessadas nele.

  • Você consegue público qualificado
  • Não gasta com anúncios e nem passa muito tempo divulgando
  • Tem um blog poderoso na internet
  • Consegue o ingrediente principal de um blog de sucesso e rentável

SEO on page x SEO off page:


As técnicas de SEO são divididas em dois tipos: on page e off page. O SEO on page é aquele que a otimização é feita dentro do próprio blog, em sua estrutura e no conteúdo. Já o of page é feito fora do blog, como conseguir backlinks, por exemplo.

Neste artigo falarei sobre a otimização do conteúdo, e do modo que eu faço. Entretanto, para fazer otimização na estrutura do seu blog, recomendo ler em seguida o post como fazer meu blog aparecer no Google 2018.

Como colocar meu blog nas pesquisas do google


Como otimizar o conteúdo do meu blog?


Otimizamos para robôs coletarem informações, porém, precisamos escrever para humanos. Ao desenvolver desse post você perceberá que o comportamento desses robots é parecido com o nosso: eles gostam de fotos, instruções, boa organização no texto, títulos atraentes, perguntas respondidas, informações extras e boa escrita.

Portanto, para otimizar o conteúdo do seu blog, antes de tudo é necessário escrever bem para os humanos que irão ler. Após isso, otimizamos da seguinte maneira:

  1. Usando palavras-chave nos posts
  2. Incluindo meta-tags
  3. Títulos atraentes e com palavras-chave
  4. Permalink personalizado
  5. Criando cabeçalhos
  6. Incluindo links
  7. Anexando imagens

O que é uma palavra-chave?


Uma palavra que resume o tema principal de um artigo. Temos palavras genéricas, que são aquelas compostas por uma única palavra, e palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e formam frases.

Ex:  Maquiagem (Palavra-chave simples, genérica e com muita concorrência)
Maquiagem para formatura passo a passo (Palavra-chave de cauda longa, mais específica e com menos concorrência que a anterior)

É através das palavras-chave presentes em um post que os robozinhos do Google rastreiam seu artigo e o exibe nos resultados de pesquisa.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?


Pesquisar as palavras-chave que usarei em meus artigos é a primeira coisa que faço após decidir o tema. Há ferramentas que te ajudam nesse processo, como o Google Keyword Planner que é grátis e melhor, é da Google, né colega? 

Eu realizo minhas pesquisas no próprio Google, não tem jeito, algumas ações eu tento usar ferramentas para facilitar o processo mas acabo achando mais difícil e realizo tudo manualmente. Eu penso: como eu digitaria para pesquisar sobre esse assunto? 

Em seguida, digito os termos no Google, vejo o que ele sugere e quantos resultados aparecem para aquele termo de pesquisa.

Vou usar como exemplo um dos posts que está indexado nos primeiros resultados, o post sobre Como criar um Mídia Kit para seu Instagram - quase 30 mil views, obrigada aos envolvidos.

Para desenvolver o post, o termo inicial que usei para fazer a pesquisa de palavra-chave foi "mídia kit instagram", logo após fui para pesquisas relacionadas, no rodapé. 

Como fazer meu blog aparecer na pesquisa do google

Esses termos são usados para pesquisar sobre o assunto, e sempre servem como variações da palavra-chave principal.

Já tenho minhas palavras-chave, o que faço agora?


1. Inclua no título do seu post - Ao pesquisar por um assunto, qual a primeira coisa que você olhará para decidir onde clicar? Provavelmente o título. Crie um título atraente e inclua sua palavra-chave nele, no post 4 tipos de conteúdo que aumentam o tráfego de um blog eu dei 3 dicas para criar uma chamada digna de cliques, confira.

2. Na introdução e desenvolvimento do seu post - É importante que sua palavra-chave principal apareça logo no primeiro parágrafo do seu post, de forma natural, e também no desenvolvimento dele. Se seu post terá 1.000 palavras, a palavra-chave principal ou variação dela precisa aparecer, pelo menos, 10 vezes

Como fazer meu blog aparecer na primeira página do Google

3. Na descrição da pesquisa - A meta-descrição, ou descrição da pesquisa, é o texto que aparece nos resultados da pesquisa, logo abaixo do título, e a primeira informação do seu post que o leitor terá contato antes de clicar no link. É importante ter uma meta-descrição descritiva e com sua palavra-chave inclusa.

4. No permalink do seu post - Inclua sua palavra-chave no link completo do seu post, pois ele também é indexável e importante. O blogger gera um URL automático para seu post, mas você pode editá-lo e otimizar com sua palavra-chave.
Como fazer meu blog aparecer nas pesquisas do Google

 5. Nos cabeçalhos do seu artigo - As heading tags (cabeçalhos) são importantes no ranqueamento, pois os robots leem a estrutura de uma página através delas, que vão de H1 até H6. Na página interna de um blog - os posts -, a tag H1 é referente ao título da postagem, que é a mais importante e já falamos dela no item 1.

A tag H3 é referente aos subtítulos do post, que também são importantes e você deve incluir variações da palavra-chave principal. Dessa forma você cria uma estrutura para seu post e dá aos robots mais informações para ranquear seu artigo.

Como fazer meu blog aparecer nas pesquisas do Google

Otimize também as suas imagens!

Os robots que trabalham a todo vapor para indexar conteúdo não leem imagens, então como eles as exibem nos resultados de pesquisa? Mais uma vez, através de tags e palavras-chave. O processo para otimizar as imagens do seu post é bem simples: texto alternativo.


Como fazer meu blog aparecer no Google

Para incluir o texto alternativo nas suas imagens basta carregá-las no seu post, dá um clique > propriedades de imagem > preencher os campos com suas palavras-chave.

  • Renomeie suas imagens antes de anexá-las 
  • Também é importante e redimensioná-las para diminuir o tempo de carregamento do seu blog, outro fator extremamente importante na indexação de uma página.

Há sites que você pode usar para compactar suas imagens e torná-las menos pesadas, como o Tiny png, mas eu prefiro usar o Photoshop pois ele mantém a qualidade da imagem, diferente do site citado que a reduz quase em 50%.

Esse é o processo básico que sigo para otimizar os posts que desejo posicionar no Google. A princípio pode parecer confuso ou que demore uma eternidade para colocar em prática, porém, quanto mais praticamos, mais fácil fica. Hoje eu tenho um esquema de criação de posts que facilita todo esse processo e consigo finalizar em minutos!

Você otimiza seu conteúdo?


♡ Fique mais perto no Instagram@SimplesBellaBlog
♡ Pegue mais dicas no Pinterest | Simples Bella

17 comentários:

  1. Nossa! Quantas informações legais! Queria aprender a fazer isso bem rs ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi linda
    Eu tento sempre otimizar os meus post. Tenho uma certa preguicinha de nomear as imagens, assumo, mas eu até que faço isso de vez em quando. Eu tenho que deixar post pra uma semana (ou duas) programado e poder editar meus posts mais antigos. Quero padronizar minhas resenhas, nomear as imagens de todo o blog... Essas coisas levam tempo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha muita preguiça, acho difícil não ter, é um processinho chato. rs

      Excluir
  3. Oi!
    Muito bom o post, eu amei as dicas, já sabia de quase tudo e tento por em pratica, só essa da imagem com texto alternativo que foi novidade para mim, só renomeio as imagens antes de anexá-las, vou fazer assim também agora.
    Beijos!!
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
  4. Adorei essas dicas. A maioria delas eu já conhecia, mas há pouco tempo que comecei a aplicar no blog.É uma diferença e tanto.


    www.bugigangaznet.com

    ResponderExcluir
  5. Nanda, não sei o que seria de mim sem teu blog. Sério! Eu já perdi as contas de quantas vezes li posts sobre SEO e não entendi nada. Depois de ler esse teu, sei exatamente tudo que preciso fazer para melhorar meu blog. Já percebi que alguns posts meus estão na primeira página quando pesquiso. Também percebi que mesmo sem saber eu já praticava algumas coisinhas, mas agora vou fazer tudo correto como tu indicou. Muito obrigada por esse post tão esclarecedor.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  6. Wow quanta informação boa! Vou usar todas por aqui, algumas já fazia sem saber x)

    Bom domingo :D
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus do céu! Que post Nanda, parabéns, você explica de uma forma simples e completa, adorei ❤️

    http://sinceramente-le.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  8. Love your post dear! If you want you can check out my blog.I write about fashion, beauty, and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!

    http://herecomesaajla.blogspot.ba/

    ResponderExcluir
  9. amei o post me ajudou muito e já estou usando as dicas no meu blog! voce é uma dasa minhas inspira coes nesse mundo de blogs!! beijos!

    https:// cheiadefutilidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a estudar mais sobre isso, antes fazia um seo bem fraquinho e comecei a perceber que já tenho um tempo com o blog mas não mudou em nada os números... então decidi investir tempo pra aprender a fazer um seo correto e claro venho aqui no seu blog pra estudar haha valeu Nanda ;) Parabéns!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  11. Euu ameii!
    Sempre estou pesquisando esses e outros assuntos e este me ajudará muito, obg <3

    -Yohanna Ferraz
    https://pravocesaber-pedagogia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelo post. Vai me ajudar imenso nos meus post. Já faço optimização com os meus post mas a única coisa que me faltava era o “subtítulo” porque não estava a perceber o que era. Mas com a sua explicação vou conseguir. Obrigada
    Beijinhos de luz
    Blog da Sims
    http://www.blogdasims.com

    ResponderExcluir
  13. Amei o seu blog! Tem muuuuito conteúdo interessante. Você está de parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Eu vou começar agora mesmo a por em prática o que aprendi com esse post simplesmente maravilhoso. Eu não sabia como otimizar e colocar as palavras-chave no post e imagens, adorei ❤️❤️

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana