Como criar um Mídia Kit sendo blogueira iniciante

14 março 2018
"O que eu coloco no meu kit de mídia se meu blog é novo?" Muita gente já se perguntou isso, e é uma dúvida justa, tendo em vista que o blog está em crescimento, você está se descobrindo como blogueira e não tem números de encher os olhos para atrair patrocinadores. Não desanime, todo início é assim e todos sabem que começamos do zero.

Se você se apresentar profissionalmente e souber jogar bem os números do seu blog, conseguirá igualar ou superar a concorrência. E com esse post eu venho te guiar para criar um Mídia Kit sendo blogueira iniciante.


Mídia Kit Blogueira Iniciante - Aprenda a criar um!

Antes de iniciar, deixo indicações de posts que irão te ajudar a melhorar ainda mais seu blog.



O que é um mídia kit?


Pense nele como um currículo, é  no mídia kit que está o resumo das principais estatísticas do seu blog e todas as informações necessárias sobre ele. Resumidamente, o mídia kit descreve o quão bom é seu blog, e é com ele que você consegue atrair potenciais parceiros e colaboradores.

Como um currículo, um mídia kit pode ser curto ou ter várias páginas, isso depende do tempo e experiência de trabalho que você tem. Uma blogueira iniciante, provavelmente, terá um mídia kit com 1 ou 2 páginas, já uma influenciadora que está a mais tempo no ramo terá um kit de mídia maior.

O que incluir no meu mídia kit?


Uma descrição breve sobre você e seu blog, suas estatísticas mais importantes - para mostrar porque devem trabalhar com você -, quais trabalhos você realiza e quanto cobra por eles (se cobrar). E, claro, todas as suas opções de contatos!

Para quem está iniciando e ainda não tem muito o que mostrar, é o necessário.


Quais estatísticas devo incluir se meu blog é novo?


Você está iniciando e acha que não tem números suficientes para conseguir parceiros? O instagram e Facebook são as redes que mais têm deixado blogueiros e influenciadores frustrados. Mas, você pode desviar o foco do que não importa e dar ênfase ao que realmente é importante.

Em vez de citar a sua quantidade de seguidores no Instagram, mostre a sua média de impressões semanais. O mesmo vale para o blog, não coloque seu número de seguidores, o importante são as visitas, visitantes e visualizações de páginas mensais. Demonstre também que seu blog, mesmo sendo novo, está em constante crescimento citando a porcentagem de crescimento mensal.

Todas as estatísticas necessárias você encontra usando o Google Analytics.


Como criar meu mídia kit?


Há duas opções: pagar por um ou fazer sozinha. Todos os meus eu criei sozinha, modificando através de modelos grátis no PowerPoint, mas depois que descobri o Canva tenho modificado os modelos grátis que encontro nele. Tem muitas opções, são grátis, editáveis, profissionais e você pode soltar a imaginação modificando.

O meu tem duas páginas e foi criado através de um modelo free.

Como criar um Mídia Kit sendo blogueira iniciante

Acesse >> 43+ Media Kits Templates, escolha um modelo e customize o seu.

Quando usar meu mídia kit?


Você enviará seu mídia kit quando for solicitado por possíveis parceiros/anunciantes. No início eu não precisei e poucos pediam, hoje quando envio uma proposta pergunto se querem ver meu mídia kit para uma avaliação, se for necessário, eu o envio. Senão, fechamos apenas com a conversa pelo e-mail.

É necessário tê-lo salvo em PDF - para enviar por email - e um modelo em PNG (sem fundo transparente). Eu não hospedo mais os meus mídias kits, mas se você achar necessário, o faça.

Não deixe de ler >> GUIA | Como conseguir parcerias para o seu blog

Minha Dica Bônus: 


Desde o início do meu blog, ele é minha rede que mais tem alcance, então, sempre procuro trabalho com ele. Todos os posts são otimizados para mecanismos de pesquisas (isso conta muitos pontos) e agora está decolando acelerado no Pinterest, plataforma que está me rendendo muito. Por isso, recomendo que busque parcerias para o espaço onde você tem mais visibilidade, e as redes menores ofereça como um bônus na parceria.

Em minhas parcerias, Instagram e Facebook entram como bônus.

 Por fim, é isso. Espero que tenha te ajudado. Restou alguma dúvida? Tem sugestões de posts sobre o assunto? Deixe nos comentários!

ME ACOMPANHE:

Pinterest: Simples Bella
Instagram: @simplesbellablog

Como criar um Mídia Kit sendo blogueira iniciante



3 comentários:

  1. Adorei as dicas Nanda! O meu blog é super novo mas vários posts seus estão me ajudando muito a ter mais alcance, tanto no blog quanto nas redes sociais, amo seu conteúdo!

    https://rafaellapaixaoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Exatamente o que eu estava procurando para o meu portal.

    Muito obrigado
    Buffets Infantis

    https://www.buffetsinfantis.com.br

    ResponderExcluir
  3. O Google analytics pode ser usado no WordPress também?

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana