PUBLICIDADE

Cauterização a frio ou quente - Qual usar?

23 outubro 2018
Depois do post sobre como cuidar dos cabelos que têm progressiva algumas meninas ficaram com dúvidas sobre a cauterização a frio e o uso da queratina nos cabelos, e fizeram perguntas lá no instagram - @simplesbellablog. Então, hoje eu trouxe um post para explicar sobre a cauterização a frio e a quente, e sobre qual usar para tratar seus cabelos

Cauterização a frio ou quente - Qual usar?


Cauterização quente:


Vamos começar pela cauterização quente, aquela que é bastante conhecida e usada. Nesse tipo de cauterização, o principal ativo é a queratina e, como sabemos, é necessário usar o calor para ativar essa molécula e selar o fio, seja usando chapinha ou secador. 

A queratina também é uma proteína de origem animal, ou seja, só conseguirá tratar o seu fio “por fora" - não confundam tratar por fora com maquiar, ok?

Vamos supor que o seu cabelo está ressecado, quebradiço, cheio de pontas duplas, pontinhos brancos, elástico, enfim, completamente detonado. Ao fazer a cauterização quente, você estará tratando seu cabelo apenas por fora, sendo assim, o problema não desaparecerá por completo. E, o pior, estará agredindo o fio com calor no momento em que ele menos precisa!


O que é cauterização a frio? E para que serve?


Como o próprio nome já diz, na Cauterização a frio não se usa o calor, pois nela a queratina não é o principal ativo, e sim os aminoácidos. Nesse tipo de cauterização, há produtos que tratam a parte interna do fio e, logo após, o fio selado. É usado um selante PH que faz com que os nutrientes necessários depositados fiquem dentro dele. Ou seja, seu cabelo é tratado na cutícula e no córtex.

Quando aplicamos alguma química, o cabelo é modificado também na parte interna, certo? Então, não há nada mais certo do que tratar o fio de dentro para fora, concorda? E isso pode ser feito com a cauterização a frio. Se seu cabelo está quebrado, foi agredido por química ou danos mais sérios, a cauterização a frio é a mais indicada.

Em suma, essa cauterização reconstrói, recupera, reestrutura e recompõe o cabelo de dentro para fora!

Dá para fazer cauterização a frio em casa?


Encontrei na internet várias receitas de cauterização a frio caseira, porém, em todas o principal ingrediente é a queratina. Penso que o termo "a frio" pode ter gerado a confusão de que apenas não se usa calor!

Pelo que eu sei não existe, ainda, uma forma caseira de fazer esse tipo de cauterização, apenas no salão com os produtos apropriados. Há uma cauterização a frio especial para cada tipo de cabelo - tingido, quebra por chapinha, quebra por química, com frizz, com volume, indisciplinado - portanto, é necessário uma severa avaliação em seu cabelo, para ter certeza de qual tipo ele precisa. 

O preço varia muito, porém, duvido que você encontre um profissional que a faça por menos de R$100,00.
Publicado originalmente em: 03-12-2015 | Atualizado em: 23-10-2018

Já fez cauterização a frio ou cauterização quente? 

Nos conte sua experiência nos comentários! ♥

5 comentários:

  1. Adorei o post, super bem explicado e tirou todas as minhas dúvidas. Não conhecia ao certo a cauterização a frio, mas agora já sei o que é.
    Já estou seguindo seu blog.
    Beijos

    www.blogueiramineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra saber que você gostou e que o post foi útil.
      Seja muito bem-vinda ♥
      Beijos

      Excluir
  2. O que eu não entendo é porque a pessoa logo após fazer a cauterizaçao a frio fazem escova??? Está certo isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, está errado. Se fizer escova logo após a cauterização a frio ela foi realizada com queratina, ou seja, foi a cauterização normal!

      Excluir
  3. UE gente. Pra fazer em casa é só comprar mascara de aminoácidos e não usar secador nem chaps

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana