PUBLICIDADE

Como fazer marketing no Instagram para clínica de estética

20 julho 2021
Entre 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Sendo uma área em expansão, os profissionais já perceberam como é importante adotar estratégias de marketing digital como um meio de divulgação, seja para atrair novos clientes ou para fidelizar os clientes que já possuem.

As redes sociais ajudam a criar consciência de marca, construir uma comunidade engajada, garantem que as pessoas nas proximidades do seu negócio saibam que você existe e quais serviços oferece. Além disso, o marketing digital é mais barato e mais eficaz do que as estratégias tradicionais de marketing, como outdoors, anúncios em rádio e TV, panfletos e afins.

Se seu público-alvo é feminino, atualmente o instagram é a melhor plataforma para investir:

  • A base de usuários do Instagram no Brasil soma aproximadamente 98,84 milhões.
  • Em janeiro deste ano as mulheres representavam aproximadamente 58,3% dos usuários da rede social no Brasil. 
  • Além disso, mais de 60% dos usuários têm menos de 35 anos. 
  • Em junho, “beleza” foi a segunda categoria mais popular entre os influenciadores brasileiros.
Fonte: Statista

Como divulgar sua clínica de estética no Instagram


Foram-se os dias em que postar uma simples foto no feed do Instagram faria você conquistar rapidamente dezenas de curtidas e comentários.

O número de usuários aumentou e a concorrência também, por isso, quem vai usar a rede social com o intuito de fortalecer seu negócio precisa conhecer todas as nuances da plataforma e adotar algumas estratégias.

1. Tenha um perfil de negócios


Além de poder promover posts, criar anúncios e ter acesso às análises personalizadas da sua conta, um perfil de negócios lhe dá a facilidade de adicionar informações de contato (como e-mail e telefone) e localização sem ter que usar os caracteres da biografia.

Você também pode adicionar uma categoria que aparecerá sob o seu nome de perfil, o que facilitará para as pessoas saberem o que você faz!

2. Configure uma biografia envolvente

Quando você está configurando uma conta no Instagram para o seu negócio, uma das primeiras coisas que você precisa dar atenção é a sua apresentação na biografia.

Como divulgar sua clínica de estética no Instagram

➡ FOTO DE PERFIL — ela deve responder à pergunta: quem está por trás dessa conta? Usar seu logotipo, ou uma versão encurtada dele, ajudará com o reconhecimento da marca, no entanto, se você é a cara do seu negócio, é bacana se apresentar imediatamente através de uma foto pessoal.

➡ NOME — seu nome de perfil não precisa ser igual ao nome de usuário, em vez disso, e por também ser um campo pesquisável, você pode personalizá-lo com palavras-chave e tornar a sua conta mais otimizada para potenciais novos seguidores.

Essas palavras-chave podem estar relacionadas ao o seu nicho, os serviços ofertados ou até onde o seu espaço está localizado.

No exemplo da conta da imagem, eu deixei o user como @sarahcorreaestetica e o nome como 'Esteticista Sarah Correa', utilizando as palavras-chave "estética" e "esteticista"

➡ BIOGRAFIA — use o espaço da biografia para destacar quem você é e o que faz, não que ama café e é do signo de áries. 

Se você é conhecida por oferecer um serviço específico da sua área, então é importante destacá-lo logo na biografia, isso vai te ajudar a se conectar imediatamente com o público certo. Compartilhar suas habilidades e experiências profissionais também ajudará a passar mais confiança!

Exemplo:

Especialista em limpeza de pele, hidratação profunda, manchas, acne e peles oleosas.


➡ LINKsó podemos adicionar um link na biografia que pode levar a um site externo, por isso é importante ser estratégico sobre como usá-lo. Como um perfil de negócio, você quer facilitar o contato com os clientes e evitar que eles percam tempo indo no seu direct pedir informações sobre agendamentos, por isso, adicione logo um link para o seu WhatsApp.

➡ CHAMADA À AÇÃO — use a última linha do texto da biografia para dizer aos usuários o que eles podem fazer ao clicarem no seu link.

Exemplo:

Especialista em limpeza de pele, hidratação profunda, manchas, acne e peles oleosas. Agendamentos no link:

➡ DESTAQUES — pense nos destaques dos Stories como uma continuação do seu feed, só que mais humanizado, sem tanta preparação. Eles são perfeitos para compartilhar outras informações importantes, destacar seus serviços, responder dúvidas frequentes e mostrar a sua personalidade.



3. Determine o tipo de conteúdo que vai compartilhar


Como esteticista formada, você tem o conhecimento para abordar diferentes assuntos relacionados a pele, desde o envelhecimento, até acne ou hiperpigmentação. No entanto, qual é a sua especialidade? Quais tratamentos são mais procurados no seu espaço?

Focar na sua especialidade é o que vai te ajudar a se destacar, portanto, o conteúdo que você compartilha deve estar intimamente ligado ao seu cliente ideal. E, se esse cliente vai até você querendo tratar manchas, por exemplo, esse é o nicho principal que você deve se concentrar ao criar conteúdo.

“Ok, mas o que exatamente eu devo postar?”


Observamos que os perfis de clínicas estéticas têm um padrão: resultados de clientes, promoções e frases motivacionais. E esse não é o tipo de conteúdo ideal para ser postado regularmente, pois o feed fica parecendo um panfleto de supermercado!

“Aqui está meu novo serviço, agende seu horário.”

“Aqui está uma promoção para este tratamento, agende seu horário.”

“Agenda aberta para a próxima semana, reserve sua vaga.”


Para um profissional da beleza, a confiança é um fator crucial. Você pode ser uma esteticista excelente, mas os seus clientes em potencial NÃO SABEM DISSO. E se eles não sabem, como vão agendar um horário com você?

Você tem que educá-los sobre os tratamentos que você oferece, como eles beneficiam seus clientes, o que está envolvido nesses tratamentos e por que eles devem escolher VOCÊ para ser seu especialista. E para isso os famosos posts de dicas são fundamentais — porque além de educar, costumam receber bastante compartilhamentos, o que gera mais exposição para o seu perfil!


Como fazer marketing no Instagram para clínica de estética



4. Não recicle conteúdo do Pinterest!


Um erro comum de muitas esteticistas é recorrer ao Pinterest para encontrar conteúdo e publicar em seu perfil no Instagram.

Primeiro, o Pinterest é um mecanismo de busca e não um produtor de conteúdo, logo, toda imagem que você encontrar nele tem um dono, você não pode achar legal, pegar e publicar em sua conta.

Segundo, seu conteúdo precisa ser autoral e original, ter o seu toque pessoal e levar a paleta de cores do seu negócio.

Se você tem dificuldade com o design, pode recorrer aos templates prontos do Canva e realizar algumas adaptações para o seu perfil. Com o plano gratuito você consegue fazer muitas coisas, mas se o objetivo é otimizar seu trabalho e pagar pouco (R$39,90), o Canva Pro é a melhor opção:

  • Mais de 420.000 templates para escolher;
  • Mais de 75 milhões de fotos profissionais e elementos gráficos premium para usar;
  • Remoção de fundos das imagens em um só clique;
  • Agendamento de publicações para redes sociais;
  • Faça upload das suas próprias fontes ou acesse mais de 3.000 fontes premium;

Obs: todas as imagens deste post foram criadas no Canva Pro.

5. Utilize hashtags adequadamente


Com a estratégia adequada, as hashtags conseguem aumentar o alcance das suas postagens, resultando em mais interação com o seu perfil:

Como divulgar sua clínica de estética no Instagram


O fundamental que você precisa ter em mente é:

  • O instagram permite até 30 hashtags por postagem.
  • Utilizar as 30 hashtags não prejudica em nada o seu alcance. Se você usar 5, 10, 15 ou 30, elas funcionarão por igual.
  • Colocar as hashtags na legenda ou no primeiro comentário não tem qualquer influência no desempenho do seu post.
  • Hashtags, quando usadas estrategicamente, agem como termos de pesquisa e palavras-chave.
Eu já publiquei um post bem mais detalhado sobre o assunto, então sugiro fazer uma leitura dele sem seguida: Como dobrar o seu alcance usando hashtags

6. Crie conexões autênticas


Os influenciadores fazem tanto sucesso porque seus perfis são humanizados, nada robotizado, e os usuários se sentem representados por eles.

O Instagram é uma plataforma de construção de relacionamentos, você precisa de um ótimo conteúdo, sim, mas se envolver com seu público também é essencial.

Parte disso consiste em se engajar com as pessoas que curtem e comentam suas publicações, aparecer nos stories, tirar dúvidas e levar as pessoas para a sua realidade.

Reserve uns 10 minutos do seu dia, todos os dias, para praticar esse envolvimento. Curta publicações das hashtags que você utiliza e aquelas que estão marcadas com a localização da sua cidade. Isso vai te ajudar a mostrar que o seu perfil existe, em vez de esperar que as pessoas descubram sozinhas!


Tudo isso é apenas a ponta do iceberg, mas são esses os 6 passos que compõem toda a base de criação e execução de uma estratégia de marketing do Instagram. Assim você construirá uma base de pessoas que são mais propensas a se tornar seus clientes!

Tem alguma dúvida? Pode deixar nos comentários, ficarei muito feliz em te ajudar!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Um comentário:

  1. Seu conteúdo e incrível,sempre vejo pins seus cortados em algumas páginas e eu não confiária em profissionais que roubam o conteúdo dos outros.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana