PUBLICIDADE

5 dicas para cuidar da pele seca do rosto

25 fevereiro 2020
A pele seca do rosto apresenta hidratação deficiente, é áspera, pouco flexível, é mais fina, sem brilho, sem maciez e com aspecto branco-acinzentado. Exibe finas linhas de expressão ao redor dos olhos e boca, sendo sensível as variações climáticas, como sol, frio, vento e poluição. 

Além de ser mais difícil de receber maquiagem e ter uma aparência mais velha, pessoas com pele seca podem apresentar coceira, sensibilidade, vermelhidão e descamação.

Como cuidar da pele seca do rosto

O que causa a pele seca?


A pele seca possui um desequilíbrio no nível das glândulas sebáceas, que não produzem uma quantidade ideal de óleo para lubrificar a pele, também pode ocorrer redução de água na camada córnea.

O estrato córneo saudável contém aproximadamente 15 a 20% de água. Quando o conteúdo de água é reduzido a 10%, resulta a formação de pele seca. Nele, a água atua como um filme, mantendo a umectação natural da pele, preservando a elasticidade e flexibilidade.

Além disso:

  1. As condições climáticas, como frio e vento, podem ressecar o rosto devido à falta de umidade no ambiente;
  2. A secura também pode ser causada por produtos irritantes que podem remover o óleo natural da pele, como aqueles com álcool, adstringentes e ácidos agressivos;
  3. Excesso de limpeza ou esfoliação;
  4. Bem como condições de saúde, como dermatite atópica (eczema) e psoríase.

Pele seca x Pele ressecada


Diferente da pele seca, a pele ressecada não é um tipo específico de pele e sim uma condição temporária que pode acometer, também, pessoas de pele oleosa.

Como cuidar da pele seca do rosto? 


Os cuidados com a pele seca devem ser preventivos e protetores, voltados em devolver a maciez e elasticidade da pele e reforçar o fator de hidratação natural.

1. Utilize um produto de limpeza suave


A pele seca exige um produto que limpe suavemente, mas mantenha a hidratação balanceada. O ideal são os sabonetes líquidos – ou leites de limpeza – com pH neutro, à base de óleo, livre de álcool e sem sulfatos (Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate). 

Ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas oferecem uma dose extra de hidratação à medida que você limpa.

+ Leia: Sabonete facial em gel equilíbrio nutritivo - Nivea

2. Enxague a pele com água fria 


A melhor opção para quem tem pele seca é lavar o rosto com água fria, além de melhorar a circulação sanguínea no rosto, também suaviza os sinais de irritação, como a coceira e o ressecamento.

3. Hidrate sempre 


Para esse tipo de pele, hidratantes que equilibram os fatores de hidratação naturais são especialmente apropriados, pois reparam a função de barreira.

Ativos para buscar em hidratantes para pele seca:
  1. Ceramidas
  2. Manteiga de Karité
  3. Ácido Hialurônico
  4. Ureia
  5. Aloe Vera
  6. Glicerina
  7. Pantenol
  8. Niacinamida
  9. Vitamina E
  10. Aminoácidos
  11. Ácidos graxos Óleos Vegetais


4. Use protetor solar hidratante


Embora pareça que as opções no mercado são voltadas, apenas, para pessoas com pele oleosa, existe, sim, alternativas para nós que temos a pele seca – mas não queremos aquela sensação gordurosa. 

Portanto, na hora de escolher o seu protetor solar, aposte em fórmulas hidratantes para pele seca, com ação antienvelhecimento e antioxidante, enriquecido com vitaminas.

5. Esfolie uma vez por semana


A esfoliação é uma maneira eficaz de eliminar as células mortas, promover a renovação celular e facilitar a absorção de princípios ativos, permitindo que o hidratante seja absorvido completamente e funcione com eficiência – mas deve ser feita com cautela, para não piorar a secura da pele e causar irritação. 

Opte por esfoliantes suaves, não abrasivos e sem agentes secantes.

Atualmente, o meu favorito tem sido o esfoliante antissinais da Natura Chronos, ele possui microesferas e ácido glicólico, o que deixa a pele bastante macia após a esfoliação.

Dicas para cuidar da pele seca do rosto - CONCLUSÃO:


Além dos cuidados tópicos, manter o corpo saudável e hidratado de dentro para fora é de grande importância. Por isso, não esqueça de adotar bons hábitos alimentares e ingerir a quantidade de água necessária todos os dias!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

2 comentários:

  1. Ah eu sofro muito com a minha pele seca, ela é tão seca que até a base não consigo espalhar, eu realmente tenho um cuidado diário muito mais "drástico" com ela, e além de seca é super sensível. Eu também bebo bastante água. Vejo os resultados muito devagar, mas obrigada pelas dicas.
    https://blogdamillu.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana