PUBLICIDADE

Como criar conteúdo de valor para o Instagram

16 fevereiro 2021

Por que o conteúdo importa tanto? E o que separa o conteúdo simplesmente "bom" do "conteúdo de valor"

Quando falamos de conteúdo, queremos dizer palavras, conhecimento e informação. O conteúdo não apenas nos educa sobre algo, mas também nos mantém entretidos. 

O que eleva um conteúdo para além do comum é o valor que ele tem para a pessoa que o consome. Conteúdo de valor é aquele que tem um propósito maior e informações criadas para um público específico.

Esse conteúdo:
  • É útil e faz a diferença. Responde a uma pergunta ou resolve um problema com detalhes precisos e pesquisas aprofundadas.
  • Provoca uma reação. As pessoas respondem a ele e querem compartilhá-lo.
  • É autêntico. Oferece algo novo e diferente do que já tem por aí.
  • É relevante. Adequado ao perfil da audiência e agrega valor ao seu produto ou serviço.
  • É oportuno. Criado e publicado na hora certa, atinge o público quando ele precisa do conteúdo.

Como criar conteúdo de valor para o Instagram




Como criar conteúdo de valor?


A produção de conteúdo é um processo criativo que leva tempo, envolve uma série de etapas, pesquisas e dados. A seguir, darei 4 passos acionáveis e funcionais que você pode tomar para começar a criar o seu conteúdo de valor — da maneira como criadores de conteúdo profissionais fazem. 

Logo no final você pode baixar uma folha de um planner semanal, ideal para planejar a semana do seu perfil.

✎ Leia também: Como viralizar no Instagram

01. Conheça seu público e o que ele precisa


Se o valor de um conteúdo é determinado por aqueles que interagem com ele, então, a melhor maneira de criá-lo é entender profundamente as pessoas que você está tentando alcançar.

Você precisa:

  1. saber quem é o seu público;
  2. quais são os seus interesses;
  3. como eles consomem conteúdo (vídeo, texto, ádudio);
  4. e, o mais importante, quais são os seus pontos de dor e o como as suas informações podem saná-los.
Navegue por sites como Quora e fóruns do seu nicho para ver quais são os problemas proeminentes. Eles lhe darão uma ideia de quais informações estão em demanda, e servem como um excelente ponto de partida para a sua pesquisa. 

Durante a análise, tome nota de:


Perguntas que são feitas frequentemente e que recebem sempre as mesmas respostas. É provável que as pessoas queiram uma visão diferente, mas que ainda não foi exposta.

✓ Perguntas sem respostas conclusivas. Mesmo que haja respostas fracas, você pode usar o método arranha-céu para fazer um trabalho melhor.

✓ Temas muito debatidos. Esses tópicos são uma excelente maneira de se envolver em uma importante questão do seu nicho.

02. Faça pesquisas de palavras-chave em diferentes mecanismos de pesquisa:


Se meta é agregar valor para o seu público, então você precisa colocá-lo no centro de todo o processo da criação de conteúdo. 

A pesquisa de palavras-chave não serve apenas para a otimização, ela é uma excelente oportunidade de ver os pensamentos das pessoas que você deseja atingir, quais palavras usam e quais emoção colocam ao buscar por determinado assunto.

Como criar conteúdo de valor para o Instagram


Os posts mais visualizados, comentados e compartilhados do meu blog seguem a mesma linha: foram produzidos em cima das dúvidas do meu público-alvo. Investi muitas horas na criação, desde o brainstorming, até os estudos, busca de dúvidas e pesquisa de palavras-chave.

03. Tenha claro o propósito do seu conteúdo:


Um conteúdo pode ter vários propósitos: ser divertido, informativo, educacional ou inspirador.

Além de identificar o propósito em relação à forma como ele será percebido pelo seu público, você também deve ter em mente o que deseja com esse conteúdo: leads, tráfego para seu site ou gerar reconhecimento de marca? Cada um desses objetivos requer abordagens diferentes durante a criação.

E, independentemente do propósito, esse conteúdo também precisa ser facilmente digerível e deve estar no formato adequado para o canal social onde será compartilhado.

04. Seja a melhor resposta na internet:


Se você quer ficar na primeira página do google, nos primeiros resultados do Pinterest ou ser compartilhado do instagram, você precisa ser mais informativo do que a concorrência

Os usuários querem soluções para seus problemas ou insights sobre um tópico de interesse. Qualquer um pode criar posts, mas é preciso ser um criador estratégico para criar um conteúdo interessante e envolvente.

Sempre mantenha atenção na forma como seu público reage em relação aos seus conteúdos, assim conseguirá observar o que está lhe trazendo resultados positivos e o que pode ser melhorado na sua estratégia.

Planner gratuito para criar conteúdo para o instagram


Planner aqui!

Nota da autora: este post apareceu primeiro no meu perfil @manualdopinterest em 18 de agosto de 2020.


Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog 

Minha renda mensal é variável, como organizar meu orçamento?

11 fevereiro 2021
Muito se fala dos benefícios da organização financeira, porém, é sempre a partir da realidade de pessoas que possuem renda mensal fixa previsível. 

Imagine fazer um planejamento financeiro sem saber quanto você vai ganhar no mês seguinte. Por mais estranho que pareça, este é um cenário comum para autônomos, freelancers, pessoas que trabalham por comissão e para mim que trabalho com blog e redes sociais. 

Vivo de uma renda mensal variável desde 2018 e, mesmo que meus ganhos aumentem ou caiam bastante (acontece), nunca tenho estresse com dinheiro, pois consigo gerenciar estrategicamente meu orçamento.

Minha renda mensal é variável, como organizar meu orçamento?

Resenha: O Sérum Intensivo Multiclareador da Natura funciona?

28 janeiro 2021
Em junho de 2020 eu comecei a usar o Sérum intensivo multiclareador Natura Chronos. Hoje, já na segunda bisnaga, trago uma resenha para falar e mostrar o meu resultado com o produto que tem 10% de vitamina C pura, 4% de ácido glicólico, 0,5% de ácido ferúlico e 0,35% de extrato de aroeira.

Resenha Sérum intensivo multiclareador Natura Chronos

Canva Pro: 8 vantagens para criadores de conteúdo

21 janeiro 2021
O Canva é uma ferramenta incrível para quem não tem conhecimento profissional de design gráfico, mas deseja produzir conteúdo criativo e de alta qualidade. Seus modelos personalizados, juntamente com a interface de arrastar e soltar, tornam-na uma plataforma extremamente fácil de usar. 

A versão gratuita oferece inúmeras opções e recursos que podem ajudá-lo a criar projetos profissionais sem a necessidade de gastar um centavo. No entanto, o Canva Pro conta com recursos extras que valem totalmente o investimento de R$34,90 por mês.

Canva Pro: 8 vantagens para criadores de conteúdo

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana